Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

25/11/2019

Educação e Política são temas da 2ª Semana Acadêmica de Filosofia

O Centro Acadêmico de Filosofia da UEL promove nos dias 9, 11 e 12 de dezembro a 2ª Semana Acadêmica de Filosofia: Educação e Política. A programação traz palestras com temas relacionados aos desafios da Educação e da Política em face do cenário atual no que diz respeito ao ensino público de filosofia. Esses assuntos serão discutidos no âmbito acadêmico e como objeto de pesquisa e de produção de artigos. As inscrições podem ser feitas como ouvinte ou comunicador até 4 de dezembro, no endereço Semana Filosofia.
A cerimônia de abertura será realizada às 19h30 da segunda-feira, dia 9, na Sala 102, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). A palestra de abertura será ministrada pelo professor Rodrigo Gelamo, da UNESP (Marília). Ele vai abordar o tema "Em defesa da Filosofia: os últimos suspiros face às políticas públicas atuais". Os outros professores convidados são o professor Bruno Santos, da UNICENTRO, que na quarta-feira, dia 11, ministra a palestra  "Será o acesso à Educação uma exigência de Justiça? Contrastes entre o Igualitarismo Liberal rawlsiano e uma abordagem utilitarista liberal". E o professor Guilherme Müller, da UENP (Jacarezinho), que no último dia (12), ministra a palestra "O que fazem e o que ensinam os Filósofos? ".
O evento termina com a mesa-redonda sobre política, às 19h30, também na sexta-feira, com o tema  "O que faz um regime democrático ser, de fato, uma democracia? ". Participam da mesa-redonda os professores do Departamento de Filosofia, do CCH, Clodomiro José Bannwart Junior, Elve Miguel Cenci,ambos, Maria Cristina Muller e Andréa Luisa Bucchile Faggion.
A programação completa pode ser acessada no endereço 2ª Semana de Filosofia.