Londrina, Domingo, 12 de Julho de 2020 -  Busca

22/11/2019

3º Calçadão da Extensão da UEL movimenta o Centro de Londrina

Equipes se revezaram para demonstrar projetos, pesquisas e serviços da Universidade

Estudantes, professores e servidores que atuam em 27 projetos e programas participaram nesta sexta-feira (22) do 3º Calçadão da Extensão, realizado no Calçadão de Londrina, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde. Durante mais de seis horas, as equipes se revezaram para demonstrar os serviços realizados, que em comum impactam a sociedade nas áreas de saúde, ação social, atendimento especializado, cultura e lazer. Órgãos Suplementares e de Apoio da UEL também participaram da iniciativa, que movimentou o centro da cidade.
O reitor Sérgio Carvalho transferiu parte das atividades desta sexta-feira para o Calçadão, onde pode contatar equipes participantes e acompanhar as atividades, juntamente com o vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa. Segundo Sérgio, esta foi a segunda vez no ano que os participantes de projetos de extensão realizaram um evento para demonstrar uma parte do trabalho desenvolvido em prol da sociedade.
Coro Anos Dourados

"Todos defendemos uma Universidade pública e de qualidade, é fundamental deixar isto claro para a sociedade, utilizando o espaço adequado para este corpo a corpo", comentou o reitor. Segundo ele, todos os projetos demonstrados têm forte alcance social e faz a diferença no atendimento de populações vulneráveis.
A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, professora Mara Solange Dellaroza, explicou que o Calçadão foi idealizado como uma vitrine para demonstrar as boas iniciativas de prestação de serviço desenvolvidas por meio de projetos e programas. O último foi realizado em maio passado, atraindo um grande público ao Centro de Londrina.
Esta edição reuniu menos equipes, mas ganhou grande repercussão pelo empenho dos participantes. "Entendemos a extensão como uma troca de saberes entre a Universidade e a sociedade, sempre buscando transformar a vida para melhor", definiu a Pró-reitora.
Projetos - A programação do 3º Calçadão teve início com uma apresentação do Coro Tempos Dourados, formado por integrantes da terceira idade, tendo como regente o maestro Dênis Pereira do Amaral Camargo. O Coro é um dos trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Música, da Casa de Cultura da UEL e apresentou um repertório misturando música brasileira e canções natalinas.
Os visitantes puderam conhecer serviços especializados da área de saúde, como aferição de pressão arterial e orientações sobre alimentação saudável, valorizando aspectos sociais e ambientais por parte do Núcleo de Agroecologia (Neagro). Outro serviço apresentado foi o do Laboratório de Línguas (Lablínguas) que atende hoje mais de 1,5 mil estudantes em cursos de idiomas. Outro serviço de impacto presente foi o Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV), que registrou um índice de mais de 56% de aprovação na 1ª Fase da UEL.
Além dos projetos, Órgãos Suplementares e de Apoio da UEL também participaram da iniciativa divulgando seus serviços e atividades relacionados à saúde, artes, comunicação e ensino como a Casa de Cultura, Clínica Psicológica, Coordenadoria de Comunicação, Laboratório de Línguas, Museu Histórico de Londrina, Rádio UEL e TV  UEL.
Equipe do NAC divulga ações e serviços

Vídeo - O Núcleo de Acessibilidade (NAC), da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), chamou a atenção ao realizar testes de movimento sem a visão. O objetivo foi desafiar visitantes a realizarem atividades a partir dos olhos vendados, conscientizando sobre a importância de projetos de acessibilidade no Ensino Superior.
Estudantes que estagiam no NAC demonstraram o funcionamento da máquina que escreve em Braille. Na demonstração os estudantes utilizaram um modelo portátil, transcrevendo o nome do visitante e demonstrando a técnica de leitura. Veja o vídeo.

17h50 UEL FM apresenta neste sábado (11) especial com sabor caipira
  16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)