Londrina, Domingo, 12 de Julho de 2020 -  Busca

22/11/2019

Estudantes de escolas demonstram protótipos no 4º Robolon

Alunos apresentam roda gigante elétrica, que tem estrutura de palito de sorvete

Dilmar Aparecido Castanheiro, Hugo Henrique Celestino e João Gabriel Longhi são estudantes da Escola Estadual Monteiro Lobato e desenvolveram um protótipo de um robô guindaste que é operado pelo celular. O robô guindaste funciona com três motores, pode carregar um objeto de um ponto a outro, fazendo inclusive um giro de 360º no próprio eixo.
Os estudantes apresentaram o projeto nesta sexta-feira (22) durante o 4º Robolon - Mostra Científica e de Automação de Londrina, promovido pelo Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo da UEL. A mostra reuniu 51 trabalhos de robótica desenvolvidos em escolas públicas e privadas de Londrina, Cambé, Rolândia, Primeiro de Maio e Sertanópolis.
O grupo levou cerca de quatro meses para desenvolver o projeto e finalizar o protótipo construído integralmente com peças de lego, sob a orientação da professora Francislene Sabaini Ramos Salmen. Hugo e João Gabriel dizem que gostaram muito da montagem do robô e Dilmar diz que gosta de operar o mecanismo. Os estudantes fizeram várias demonstrações durante a mostra. Confira o vídeo.

Ao todo participam do 4º Robolon, cerca de 130 estudantes dos Ensinos Fundamental (1 e 2) e Médio. O evento é um projeto de extensão que objetiva a motivação de jovens para o desenvolvimento de atividades ligadas à tecnologia e às ciências exatas. Cerca de 30 estudantes do curso de Engenharia Elétrica, do CTU, atuaram como monitores em oficinas de robótica ministradas para as escolas que participaram da mostra. Os protótipos foram montados a partir das plataformas LEGO Mindstorms e Arduino, entre outras.
Comunidade universitária e visitantes conheceram protótipos desenvolvidos pelos alunos

O grupo Beatriz da Paz Souza, Eduardo Ruzycki Vejam, Miguel Herrero Martins, da Escola Municipal Professor Joaquim Pereira Mendes, orientados por Fabiane Chueire Cianca e Eduardo Vejam, construiu uma roda gigante elétrica, cuja estrutura é de palito de sorvete. O objetivo dos estudantes, explicitado no paper do trabalho é aprender a trabalhar em equipe, mexer com robótica e aprender a fazer os próprios brinquedos.
"Escolhemos fazer a roda gigante porque além de parecer um projeto interessante, vai aumentar e estimular nosso conhecimento sobre robótica e automação", escreveram os estudantes na justificativa do projeto. Beatriz diz que gostou de realizar as medidas para desenvolver o protótipo. Enquanto, Miguel gostou de realizar a montagem e decoração da roda gigante.
Abertura oficial do 4º Robolon foi no Anfiteatro da Morfologia

Abertura - A abertura do 4º Robolon foi realizada hoje pela manhã e reuniu estudantes das escolas participantes da mostra e professores da UEL. O coordenador geral do evento, professor Osni Vicente, do Departamento de Engenharia Elétrica, ressaltou a importância da mostra por causa do impacto dos projetos que estimulam a participação da rede secundarista em projetos científicos. "Estamos na 4ª edição e são muitas pessoas envolvidas que conseguiram, com muito trabalho, apresentar 50 projetos".
O diretor do CTU, professor Aron Petrucci, lembra que a universidade vem atravessando muitas dificuldades, que tendem a desaparecer quando a instituição se relaciona com a comunidade. "Quando você chega, conhece a universidade, vê o que se faz aqui, a sua visão muda", afirma o professor. "Por isso, aos estudantes e professores [rede secundarista de ensino] aproveitem, desenvolvam habilidades e divirtam-se".

17h50 UEL FM apresenta neste sábado (11) especial com sabor caipira
  16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)