Londrina, Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019 -  Busca

22/11/2019

EAIC certifica 16 trabalhos científicos com Menção Honrosa

Momento de apresentação de trabalhos do EAIC 2019 (Arquivo: COM/UEL)

A comissão organizadora do 28º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) certificou 16 trabalhos científicos com Menção Honrosa. Os trabalhos foram apresentados no 1º Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizado no final do mês de outubro. O Integrado reuniu, também, o 8º Simpósio de Extensão da UEL (Por Extenso), o 2º Encontro Anual de Extensão Universitária e o 1º Pró-Ensino (Mostra Anual de Atividades de Ensino).
A professora Adriana Lourenço Soares Russo, coordenadora geral do EAIC, explica que foram premiados com certificado de Menção Honrosa dois trabalhos - 1º e 2º lugar - em oito diferentes categorias. O evento teve a inscrição de 651 trabalhos, sendo nas áreas de ciências exatas e da terra (59), biológicas (92), engenharias (38), saúde (107), agrárias (101), sociais aplicadas (83), humanas (127), linguística, letras e arte (44).
Conforme a professora, os critérios de avaliação consideraram o resumo submetido pelo estudante para o evento e o Relatório Final de Iniciação Científica, enviado pelo professor até o dia 31 de agosto último. "Essas avaliações foram realizadas por professores doutores de outras universidades que atuam nas grandes áreas do conhecimento", afirma a professora.
Adriana Soares Russo lembra que esta é a primeira vez que o EAIC certifica com Menção Honrosa. Para ela, essa premiação é um estímulo para estudantes e professores. Confira o áudio:

Conforme a professora Adriana, a instituição da premiação atende à solicitação de avaliadores externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa solicitação foi realizada nas edições de 2017 e de 2018. Confira os trabalhos que receberam Menção Honrosa, por área científica.
Exatas e da terra
1º lugar. Trabalho: Análise dos teores de cafeína e lipídios contidos em grãos verdes de Coffea arabica provenientes de duas densidades de plantio e colhidos em três períodos distintos. Estudante: Andressa Gomes de Almeida.
2º lugar. Trabalho: Análise de componentes principais aplicada à identificação da vulnerabilidade socioambiental na área urbana de Londrina/PR. Estudante: Pâmela da Silva Gaedke.

Biológicas
1º lugar. Trabalho: Estudo da biologia alimentar de Serrapinnus notomelas (Characiformes: Cheirodontinae). Estudante: Nathália Santiago Cardamoni.
2º lugar. Trabalho: Análise do polimorfismo rs3087465 do Receptor-2 de TGFB1 em mulheres infectadas pelo HPV. Estudante: Thaílla Cristina Faria Pacheco.
Engenharias
1º lugar. Trabalho: Análise de um índice de priorização para manutenção dos pavimentos flexíveis de um campus universitário. Estudante: Priscila Merlo.
2º lugar. Trabalho: Percepção sobre o conceito de resiliência aplicado ao ambiente urbano. Estudante: Ana Luiza Pagani Thomal.
Saúde
1º lugar. Trabalho: Mortalidade associada à infecção relacionada à assistência à saúde e sepse no contexto de uma unidade neonatal. Estudante: Francielly Palhano Gregorio.
2º lugar. Trabalho: Análise dos fatores de riscos bucais para o desenvolvimento da pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes críticos. Estudante:Vitória Iaros de Sousa.
Agrárias
1º lugar. Trabalho: Avaliação do ganho de peso e do consumo alimentar em gatas ovariohisterectomizadas submetidas à reposição estrogênica. Estudante: Natália Ribeiro da Silva.
2º lugar. Trabalho: Influência da presença do corpo lúteo em seus diferentes estágios de desenvolvimento sobre a produção in vitro de embriões provenientes de ovários de abatedouro. Estudante: Maysa Lopes Orsi.
Sociais Aplicadas
1º lugar. Trabalho: A (In)viabilidade jurídica da gestação por substituição à luz da dignidade da pessoa humana e a autodeterminação. Estudante: Melissa Mayumi S. Ferrari.
2º lugar. Trabalho: Correlações entre forma e material no processo de projeto em design de moda. Estudante: Tuanny Wenzel Moreira
Humanas
1º lugar. Trabalho: A política em Harry Potter: mitos e ideologias na ficção de J. K. Rowling. Estudante: Victória Vischi da Cruz.
2º lugar. Trabalho: Formação de leitor nos anos iniciais do ensino fundamental: a importância da mediação e da biblioteca   . Estudante: Tatiana Cigott F. Moritz
Linguística, Letras e Arte
1º lugar. Trabalho: A colocação pronominal no livro didático. Estudante: Gabrielly Chempi Duarte.
2º lugar. Trabalho: Designações para meio-fio no interior das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil com os dados do ALIB. Estudante: Yasmin Caminata Alves.

16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses