Londrina, Domingo, 12 de Julho de 2020 -  Busca

21/11/2019

UEL participa de reunião da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia

A UEL é a única representante do Paraná na reunião da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, que está sendo realizada nesta quinta-feira (21), no Senado Federal, em Brasília (DF), para debater temas fundamentais como a possibilidade de fusão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, professor Amauri Alfieri, participa do encontro representando a UEL e como coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/Leite) da Universidade.
Além de discutir futuro da Capes e do CNPq, a Frente Parlamentar também debate a proposta de extinção de dois grandes fundos de fomento à pesquisa brasileira, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). "São assuntos atuais de grande interesse para a comunidade científica e acadêmica do país", considera o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.
A UEL foi contemplada na Chamada INCT (nº 16/2014) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2016 e prevê investimentos da ordem de R$ 15 milhões para o desenvolvimento de um projeto na área da cadeia produtiva do leite. A proposta foi submetida pelo próprio professor Amauri, que coordena os trabalhos. Na reunião desta quinta-feira também está programada uma discussão sobre o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) para o desenvolvimento do país.
A Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, é composta por 207 parlamentares, sendo 165 deputados e 42 senadores, coordenada pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF) e pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP). O objetivo da Frente é  construir uma agenda parlamentar no âmbito das duas Casas Legislativas para promover ações voltadas para o setor da ciência, tecnologia e inovação.

17h50 UEL FM apresenta neste sábado (11) especial com sabor caipira
  16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)