Londrina, Terça-Feira, 24 de Maio de 2022 -  Busca

21/11/2019

Restaurante Universitário vai fornecer alimentos da agricultura familiar

(FOTO: Arquivo/COM)

O Restaurante Universitário (RU) vai fornecer aos usuários, a partir do próximo ano, alimentos da agricultura familiar, por meio da Modalidade de Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Chamada Pública Edital PROAF nº 04/2019 para itens de hortifrutigranjeiros da agricultura familiar prevê entrega dos envelopes de documentação e proposta até o próximo dia 3 de dezembro. A abertura dos envelopes e o resultado serão dia 4.
O objetivo é a seleção de organizações, como cooperativas e associações, detentoras de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), para fornecimento de alimentos. Conforme Edital, o valor máximo estimado para contrato de credenciamento é de R$ 589.672,06.
De acordo com o chefe de Divisão do Restaurante Universitário, Márcio Rogério Moraes Machado, o valor estimativo para utilização no RU durante 12 meses é de R$ 422.821,90, ou seja, 71,7% dos itens do referido edital. Outros setores que também vão utilizar produtos da agricultura familiar são a Divisão Nutrição e Dietética (DND), do Hospital Universitário (HU), e o Centro Estadual de Educação Infantil (CEEI), do Campus da UEL.
A licitação apresenta 33 itens utilizados diariamente no RU, dos quais 29 serão entregues por hortifrutigranjeiros da agricultura familiar. Apenas quatros produtos alimentícios vão depender de fornecedor externo, devido à falta de produtos na região. São eles: maçã, caqui, cebola e batata.
Márcio explica que o preço dos produtos adquiridos atualmente varia todos os dias. Já com produtos da Agricultura Familiar, o preço é referenciado pelas Centrais de Abastecimento do Paraná (CEASA), que fazem levantamento com todas as regiões do estado e definem um preço fixo para o ano inteiro.
Além do preço e da qualidade dos produtos, Márcio aponta outra benefício que vai além da Universidade. "O custo destes itens praticamente se equiparam aos praticados atualmente, porém é de grande importância para o desenvolvimento social. Também contribui para o fortalecimento e ampliação da agricultura familiar da região de Londrina e do Estado do Paraná", afirma. A seleção envolve, primeiramente, o preço dos produtos. Em seguida, são considerados critérios como regionalidade, dando preferência para cooperativas e associações que produzem e vendem na região de Londrina.

13h35 24/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h36 23/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h04 20/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h34 19/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)