Londrina, Terça-Feira, 07 de Julho de 2020 -  Busca

21/11/2019

Restaurante Universitário vai fornecer alimentos da agricultura familiar

(FOTO: Arquivo/COM)

O Restaurante Universitário (RU) vai fornecer aos usuários, a partir do próximo ano, alimentos da agricultura familiar, por meio da Modalidade de Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Chamada Pública Edital PROAF nº 04/2019 para itens de hortifrutigranjeiros da agricultura familiar prevê entrega dos envelopes de documentação e proposta até o próximo dia 3 de dezembro. A abertura dos envelopes e o resultado serão dia 4.
O objetivo é a seleção de organizações, como cooperativas e associações, detentoras de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), para fornecimento de alimentos. Conforme Edital, o valor máximo estimado para contrato de credenciamento é de R$ 589.672,06.
De acordo com o chefe de Divisão do Restaurante Universitário, Márcio Rogério Moraes Machado, o valor estimativo para utilização no RU durante 12 meses é de R$ 422.821,90, ou seja, 71,7% dos itens do referido edital. Outros setores que também vão utilizar produtos da agricultura familiar são a Divisão Nutrição e Dietética (DND), do Hospital Universitário (HU), e o Centro Estadual de Educação Infantil (CEEI), do Campus da UEL.
A licitação apresenta 33 itens utilizados diariamente no RU, dos quais 29 serão entregues por hortifrutigranjeiros da agricultura familiar. Apenas quatros produtos alimentícios vão depender de fornecedor externo, devido à falta de produtos na região. São eles: maçã, caqui, cebola e batata.
Márcio explica que o preço dos produtos adquiridos atualmente varia todos os dias. Já com produtos da Agricultura Familiar, o preço é referenciado pelas Centrais de Abastecimento do Paraná (CEASA), que fazem levantamento com todas as regiões do estado e definem um preço fixo para o ano inteiro.
Além do preço e da qualidade dos produtos, Márcio aponta outra benefício que vai além da Universidade. "O custo destes itens praticamente se equiparam aos praticados atualmente, porém é de grande importância para o desenvolvimento social. Também contribui para o fortalecimento e ampliação da agricultura familiar da região de Londrina e do Estado do Paraná", afirma. A seleção envolve, primeiramente, o preço dos produtos. Em seguida, são considerados critérios como regionalidade, dando preferência para cooperativas e associações que produzem e vendem na região de Londrina.

17h35 Ranking britânico destaca UEL como melhor universidade estadual do PR
  17h09 Divulgado novo processo de seleção para vagas remanescentes em cursos de graduação
  13h48 07/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  11h05 Curso online voltado a professores de inglês em séries iniciais aborda translinguagem