Londrina, Sábado, 11 de Julho de 2020 -  Busca

21/11/2019

Cursos da UEL promovem bazar para moradores de rua a preço zero

Moradores de rua de Londrina terão a oportunidade de escolher e "comprar" a custo zero roupas, sapatos, acessórios e itens de higiene pessoal. A expectativa dos organizadores é atender cerca de 200 pessoas carentes. A oportunidade será dada durante a realização do evento Street Store Londrina, no dia 7 de dezembro, das 8 às 13 horas, no Centro Popular (Centro POP), na Avenida Celso Garcia Cid, 1205, na Vila Siam. A arrecadação de objetos vai até dia 23.
A promoção é da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina/Comitê da Universidade Estadual de Londrina/UEL (IFMSA Brazil UEL). Segundo a aluna do 2º ano de medicina, Maria Catarina de Cassia Quirino, coordenadora do evento local, "esse modelo de ação já é desenvolvido em outros países e dá um ótimo resultado?. A aluna explica que para realizar a ação foram fechadas várias parcerias que possibilitaram oferecer  aos moradores de rua ou para a população mais carente um bazar de roupas e sapatos usados, medição da pressão arterial e da taxa de glicemia, demonstração técnica correta de higiene oral em que cada participante ganhará escovas e gel, triagem de pacientes com doença pulmonar, entre outras atividades. Também haverá apresentações musicais, uma intervenção do Grupo Sensibilizarte e doação de livros infantis e adultos.
Todos os objetos - roupas, sapatos e acessórios - estarão expostos em cabides e prateleiras, como se fosse uma grande loja de variedades. "Nosso objetivo é proporcionar ao morador de rua uma experiência que ele nunca teve de ir à loja, escolher e adquirir o produto. Normalmente, ele sempre ganha e acaba sendo obrigado a usar?, esclarece Maria Catarina .
Para o aluno, esclarece a coordenadora, "o evento proporciona um contato com uma população mais carente, com uma realidade distante da vida acadêmica, que, com certeza, vai melhorar a relação dos futuros profissionais da área da saúde com pessoas que vivem em extrema pobreza, facilitando até nos atendimentos dentro das clínicas", explica. E no caso da UEL, "seria uma forma de mostrar à comunidade as ações de extensão promovidas pelos acadêmicos com apoio institucional", conta ela.
Parceiros - Para organizar e preparar o evento, até agora 34 alunos de vários cursos de graduação se inscreveram.  Os alunos do curso de Medicina farão a triagem dos pacientes com problemas pulmonares; os de farmácia conseguiram doação de absorventes e farão a  medição da pressão e glicemia; odontologia ficará com a escovação dos dentes; e o Centro de Ciência da Saúde (CCS) conseguiu as escovas de dente e o gel para serem doados. Enfermagem, arquivologia e psicologia se organizaram na coleta doações, venda de bottons e a promoção da atividade musical para o evento.
O evento teve ainda parceiros como Conselho Regional de Farmácia Júnior, Projeto de Escovação (Odonto), Bateria Laranja Mecânica, Associação Atlética Acadêmica Francisco Gregori (AAAFG), Dona Zu-Pães Artesanais, Farmácia Vale Verde e Empresa Dental Clean. Mais informações do evento no Instagram - @thestreetstorelondrina, Facebook - página street store londrina, Facebook - evento 957th Street Store Londrina Brazil.
Doações - Quem quiser colaborar com doações (exceto alimentos ou produtos perecíveis) poderá levar em um dos pontos de arrecadação até o dia 23 de novembro: Clínica Odontológica Universitária (COU), no Campus Universitário, Secretaria Geral do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Urna em frente ao Anfiteatro do HU/CCS, Dona Zu - Pães Artesanais (Rua Gracia Castilho Pagan, 133), Gleba Palhano Edifício Laguna (Rua Guararapes, 60, Jardim Higienópolis), Colégio Estadual Marcelino Champagnat (Rua São Salvador, 998, Colégio Maxi da Avenida Maringá, 177 e da Avenida Duque de Caxias, 1589, Colégio Neo DNA, Rua Prefeito Hugo Cabral, 210, UTFPR de Apucarana (Rua Marcílio Dias, 635, Jardim Paraíso, Apucarana).
(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

17h50 UEL FM apresenta neste sábado (11) especial com sabor caipira
  16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)