Londrina, Domingo, 12 de Julho de 2020 -  Busca

20/11/2019

Calçadão da Extensão reúne 200 participantes de 27 projetos, nesta sexta (22)

Pedro Livoratti/Agência UEL

A segunda edição foi realizada em maio deste ano e apresentou diversos projetos da Universidade para a população

Cerca de 200 professores e estudantes que integram 27 projetos e programas participam, nesta sexta-feira (22), do 3º Calçadão da Extensão da UEL que tem como objetivo dar visibilidade aos serviços prestados à comunidade regional nas várias áreas do conhecimento. Os projetos serão expostos em estandes montados em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, onde as equipes deverão fazer um corpo a corpo com a população das 9 da manhã às 15 horas.
Além dos projetos, Órgãos Suplementares e de Apoio da UEL também participarão da iniciativa divulgando seus serviços e atividades relacionados à saúde, artes, comunicação e ensino. Estão confirmadas as participações da Casa de Cultura, Clínica Psicológica, Coordenadoria de Comunicação, Laboratório de Línguas, Museu Histórico de Londrina, Rádio UEL e TV  UEL.
A Diretora de Eventos, Cultura e Relação com a Sociedade da Pró-reitoria de Extensão (Proex), professora Zilda Andrade, destaca a importância em evidenciar toda a gama de serviços existentes e que buscam melhorar a vida da população em áreas estratégicas como saúde, educação e assistência social.
Segundo ela, o visitante que for ao Calçadão da Extensão terá oportunidade de acessar serviços especializados na área de saúde, como aferição de pressão arterial e orientações sobre alimentação saudável, valorizando aspectos sociais e ambientais por parte do Núcleo de Agroecologia (Neagro); e na área de educação o visitente poderá realizar um teste de movimento sem a visão, aplicado pela equipe do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UEL, e haverá o sorteio de uma bolsa de estudos para interessados no curso de idiomas no Laboratório de Línguas da UEL.
A programação prevê ainda uma apresentação do Coro Tempos Dourados, formado por integrantes da terceira idade, em frente ao Ouro Verde, a partir das 10 da manhã. O Coro é um dos trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL.
Entre os projetos que serão apresentados está, por exemplo, o Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV), que aprovou 258 dos 457 alunos na 1ª Fase do Vestibular 2020 da UEL, um índice de mais de 56%. O CEPV deve divulgar em breve e estará orientando sobre o funcionamento e o calendário para estudantes interessados em frequentar as aulas, previstas para terem início a partir de março do próximo ano.
Outro trabalho que representa um serviço de impacto à sociedade é o Projeto Assistência de Enfermagem nas Urgências e Emergências, fundamental para o atendimento de casos de acidentes. A equipe estará nesta sexta-feira, no Calçadão, demonstrando na prática as ações necessárias para o primeiro socorro. Outras ações fundamentais desenvolvidas pela UEL na área do direito também serão expostas, haverá orientações com os integrantes do Núcleo de Estudos e Direitos da Criança e Adolescente (NEDDIJ) e do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), que reúne estudantes e professores de vários cursos de graduação, com atividades centralizadas no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), localizado na Rua Brasil, 742, no centro de Londrina.
O NUMAPE existe desde 2013 e presta atendimento jurídico e psicológico gratuito às mulheres de baixa renda que necessitam de apoio e acolhimento para casos de violência doméstica. O projeto propicia uma nova perspectiva de vida vítimas, devolvendo-lhes o controle sobre a situação e sobre a sua integridade física e psicológica.
Já o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) da UEL, criado em 2006, atende, jurídica e psicologicamente, crianças e adolescentes em estado de violência e risco e aqueles em conflito com a lei que respondem em liberdade. Para o atendimento no âmbito cível, conta com advogadas, estagiárias de Direito, psicóloga e estagiária de Psicologia. Para os casos de conflito com a lei, uma advogada e uma estagiária de Direito. Além dos que são remunerados com bolsas (SETI, PIBIX/UEL, Fundação Araucária), há 2 advogados voluntários.

17h50 UEL FM apresenta neste sábado (11) especial com sabor caipira
  16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)