Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
20/11/2019  

Departamento de Arquitetura entrega pré-projeto do Edifício das Artes

Agência UEL

Pré-projeto e a maquete foram apresentados nesta terça, pela manhã

Professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL entregaram, nesta terça-feira (19), o pré-projeto do Edifício das Artes, que a administração pretende construir no terreno de propriedade da Universidade, localizado entre as ruas Canudos e Paranaguá, no centro de Londrina, onde funcionou até a década de 1990 a Casa do Estudante e o antigo Restaurante Universitário (RU). O pré-projeto foi entregue ao vice-reitor Décio Sabbatini Barbosa, responsável pelos órgãos suplementares, entre eles a Casa de Cultura. Também participou da entrega o professor Fausto Carmelo de Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Os autores são os professores pioneiros Sidnei Junior Guadanhim, Jorge Marão Carnielo Miguel e Antonio Carlos Zani, que propuseram uma edificação de cinco pavimentos, com área total de 7,6 mil metros quadrados, aproveitando o grande desnível da área. Também assinam o projeto os estudantes Leonardo Palocco e Edan da Costa, do 4º e 5º anos de Arquitetura, respectivamente.
A obra está orçada em R$ 14 milhões. A partir do projeto a administração da UEL pretende buscar alternativas para o financiamento da construção, que terá condições de abrigar a todas as divisões da Casa de Cultura - artes cênicas, artes plásticas, cinema e vídeo e música. A proposta é que a Rádio UEL, que funciona no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), também seja transferida para o local.
Segundo o vice-reitor, o projeto foi solicitado ao Departamento de Arquitetura no início do ano. O objetivo era ter uma proposta concreta para todas as necessidades da Casa de Cultura. De posse do projeto, será possível buscar recursos juntos às esferas governamentais. O vice-reitor afirma que a proposta é reunir todas as divisões em um só local, otimizando recursos financeiros e humanos. Atualmente a Casa de Cultura está abrigada em sedes locadas, no centro da cidade e no Shopping Com Tour.
Administração buscará alternativas para construção

Além de entregar o projeto, os autores apresentaram a maquete da edificação, que impressiona pela dimensão horizontal, ligando as ruas Paranaguá e Canudos. A ideia é construir uma estrutura em concreto pré-fabricado, complementando com alvenaria e esquadrias de alumínio. O interior da obra seria feito de acordo com as necessidades dos ocupantes, utilizando divisórias.
A proposta prevê cinco pavimentos e dois subsolos, que poderiam servir como garagens ou ainda um hall livre para diversas finalidades. A proposta dos autores do projeto é, posteriormente, promover um concurso entre os estudantes de Arquitetura para elaborar o projeto paisagístico da praça localizada em frente. O projeto valorizaria a área externa, resgatando a importância histórica da antiga Casa do Estudante, palco do movimento estudantil da UEL nos anos 1970 e 1980. 




rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br