Londrina, Domingo, 15 de Dezembro de 2019 -  Busca

20/11/2019

Departamento de Arquitetura entrega pré-projeto do Edifício das Artes

Pré-projeto e a maquete foram apresentados nesta terça, pela manhã

Professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL entregaram, nesta terça-feira (19), o pré-projeto do Edifício das Artes, que a administração pretende construir no terreno de propriedade da Universidade, localizado entre as ruas Canudos e Paranaguá, no centro de Londrina, onde funcionou até a década de 1990 a Casa do Estudante e o antigo Restaurante Universitário (RU). O pré-projeto foi entregue ao vice-reitor Décio Sabbatini Barbosa, responsável pelos órgãos suplementares, entre eles a Casa de Cultura. Também participou da entrega o professor Fausto Carmelo de Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Os autores são os professores pioneiros Sidnei Junior Guadanhim, Jorge Marão Carnielo Miguel e Antonio Carlos Zani, que propuseram uma edificação de cinco pavimentos, com área total de 7,6 mil metros quadrados, aproveitando o grande desnível da área. Também assinam o projeto os estudantes Leonardo Palocco e Edan da Costa, do 4º e 5º anos de Arquitetura, respectivamente.
A obra está orçada em R$ 14 milhões. A partir do projeto a administração da UEL pretende buscar alternativas para o financiamento da construção, que terá condições de abrigar a todas as divisões da Casa de Cultura - artes cênicas, artes plásticas, cinema e vídeo e música. A proposta é que a Rádio UEL, que funciona no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), também seja transferida para o local.
Segundo o vice-reitor, o projeto foi solicitado ao Departamento de Arquitetura no início do ano. O objetivo era ter uma proposta concreta para todas as necessidades da Casa de Cultura. De posse do projeto, será possível buscar recursos juntos às esferas governamentais. O vice-reitor afirma que a proposta é reunir todas as divisões em um só local, otimizando recursos financeiros e humanos. Atualmente a Casa de Cultura está abrigada em sedes locadas, no centro da cidade e no Shopping Com Tour.
Administração buscará alternativas para construção

Além de entregar o projeto, os autores apresentaram a maquete da edificação, que impressiona pela dimensão horizontal, ligando as ruas Paranaguá e Canudos. A ideia é construir uma estrutura em concreto pré-fabricado, complementando com alvenaria e esquadrias de alumínio. O interior da obra seria feito de acordo com as necessidades dos ocupantes, utilizando divisórias.
A proposta prevê cinco pavimentos e dois subsolos, que poderiam servir como garagens ou ainda um hall livre para diversas finalidades. A proposta dos autores do projeto é, posteriormente, promover um concurso entre os estudantes de Arquitetura para elaborar o projeto paisagístico da praça localizada em frente. O projeto valorizaria a área externa, resgatando a importância histórica da antiga Casa do Estudante, palco do movimento estudantil da UEL nos anos 1970 e 1980.

17h18 Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil
  15h52 Quando se trata de solo, sempre há solução
  15h07 Sociedade civil discute projeto de Hub de Inovação da UEL
  16h34 Curso Pré-Vestibular da UEL abre inscrições no dia 8 de janeiro
  14h42 HU moderniza compras e consegue economia de RS 3 milhões em 2019
  08h02 Coletânea aborda propostas pedagógicas para formação de professores
  16h50 Novo projeto do Atletismo Londrina deverá envolver Rede Municipal de Ensino
  15h39 Índice Geral de Cursos coloca UEL entre as 21 melhores Universidades Públicas
  10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  14h22 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404