Londrina, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 -  Busca

19/11/2019

Pesquisa avalia qualidade de vida do servidor aposentado por invalidez

O servidor aposentado por invalidez, nas universidades estaduais do Paraná, tem comprometimento da sua qualidade de vida, principalmente, no que se refere a aspectos relacionados à saúde mental. Essa é a hipótese da pesquisa realizada por Aline Oliveira Moreira, estudante em nível de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A pesquisa é orientada pela professora Júlia Trevisan Martins.
"Essa pesquisa visa agregar conhecimento sobre a realidade dos aposentados por invalidez que são apenas números nas estatísticas, não considerando as pessoas e suas necessidades", justifica Aline Moreira. Para o levantamento de dados, a estudante precisa realizar entrevistas com servidores. "Precisa ser aposentado por invalidez há pelo menos um ano", afirma Aline Moreira. Segundo ela, os dados serão coletados a partir de dois instrumentos. Além da qualidade de vida, a pesquisa vai identificar o perfil epidemiológico dos aposentados.
Segundo a estudante, a primeira parte do questionário aborda dados sociodemográficos, ocupacionais, clínicos, hábitos de vida e as causas da invalidez permanente. "A segunda parte avalia a qualidade de vida por meio do questionário WHOQOL-Bref da Organização Mundial da Saúde", afirma Aline Moreira. Segundo a estudante, são 26 questões divididas nos domínios geral, físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente, além de sete questões para avaliar do impacto das incapacidades causadas pela invalidez permanente.

Os interessados podem responder ao formulário pela internet disponível AQUI. Em caso de o aposentado não conseguir preencher o questionário, seu cuidador pode fazer isso - CLIQUE AQUI. Quem preferir, pode entrar em contato com a estudante Aline Moreira, pelo e-mail alineoliveira.jc@gmail.com ou pelo telefone (43) 99177-4908.

14h14 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)