Londrina, Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020 -  Busca

19/11/2019

Mostra de Robótica desafia 130 estudantes de escolas públicas e privadas da região

Cerca de 130 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 22 escolas de cinco cidades da região norte do Paraná participam na próxima sexta-feira (22) do 4º Robolon (Mostra Científica e de Automação de Londrina), Projeto de Extensão que tem o objetivo de motivar jovens para o desenvolvimento de atividades ligadas à tecnologia e às Ciências Exatas. Este ano os participantes são de escolas públicas e privadas de Londrina, Cambé, 1º de Maio, Sertanópolis e Rolândia.

Serão apresentados cerca de 50 trabalhos desenvolvidos nos últimos 60 dias em oficinas de robótica. As atividades do Projeto foram coordenadas por professores do curso de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), acompanhadas por acadêmicos do 1º ao 4º ano de graduação, que atuaram como monitores. Este ano, cerca de 40 universitários participaram das oficinas.

Segundo a professora Silvia Galvão, do Departamento de Engenharia Elétrica, a programação do 4º Robolon tem início a partir das 10 horas, no Anfiteatro da Morfologia, com abertura oficial. A mostra dos projetos será realizada a partir das 14 horas, no CTU. Ela explica que a proposta do projeto é proporcionar a oportunidade de aprender ciência exata com motivação, aplicando tecnologias e desenvolvendo o lúdico.

Para a professora, o ensino de qualidade da Matemática e da Física implica em investir diretamente na formação dos professores. "Hoje poucos querem estudar estas áreas exatamente porque a formação é falha", comenta a professora Sílvia, acrescentando que o Robolon busca demonstrar a aplicação concreta de conceitos das ciências exatas.

Um projeto de automação representa a resolução de um problema. Para se chegar à solução é necessário raciocínio lógico a partir do uso da programação, ou seja, aplicando conceitos da matemática. As oficinas coordenadas pelos professores e acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica orientam os estudantes acerca da montagem de protótipos a partir da plataforma Arduino, LEGO Mindstorms e outros microcontroladores.

17h30 UEL é parceira na realização do 5º Congresso Paranaense de Saúde Coletiva
  14h32 Seminário virtual divulga resultados de pesquisas sobre qualidade da carne bovina
  14h07 Abertas inscrições do Programa Centelha da Fundação Araucária
  13h08 14/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)