Londrina, Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020 -  Busca

14/11/2019

Museu Histórico de Londrina recebe 34º Mostra Afro-Brasileira Palmares

O Museu Histórico de Londrina/Padre Carlos Weiss recebe durante este mês a 34º Mostra Afro-Brasileira Palmares. A Mostra, que traz obras do artista plástico Elifas Andreato, faz parte da programação que marca o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). É realizada pelo Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira (IMECAB), em parceria com a UEL. A Mostra teve início no último domingo e segue aberta ao público até 4 de dezembro.

O destaque da Mostra são as capas de discos de vinil produzidas pelo artista plástico Elifas Andreato, que foi o criador da arte das capas de álbuns de artistas como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Alcione, Gal Costa, Fafá de Belém, dentre outros. Além dos vinis, estão expostos desenhos e pinturas da estudante Alice Steffan Retkva, de oito anos de idade.

Segundo o organizador da Mostra e presidente do Instituto, Vagner Nogueira, todas as atividades realizadas pelo IMECAB no mês de novembro têm por objetivo defender a inclusão social e a igualdade racial. Ele afirma que a ilustração da bandeira escolhida para representar o evento atende aponta para essa expectativa.

Vagner Nogueira ressalta a importância de promover a inclusão no evento. Por isso, este ano estão expostos também trabalhos de 35 alunos do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), que foram desenvolvidos no projeto "Cores e Expressões que Encantam". Estão reunidos também trabalhos dos artistas Branxer, Alexs Tcho, Marcelo Speçato, Maria Aparecida dos Santos Silva, Fernando Godinho, e José Luiz Neia Martini.

A programação realizada no Museu Histórico também traz a 1ª Feira Afro Criativo de Empreendedores Negros, de 22 a 24 de novembro, que tem o intuito de aproximar a comunidade de produtos e serviços que promovam a cultura afro-brasileira. Serão barracas instaladas no pátio do Museu Histórico, com artesanatos, culinária e cabeleireiros afro e trancistas.

No mesmo dia, outra opção, é a Feira do Livro, exclusiva de 30 autores negros londrinenses. O evento é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o apoio da Prefeitura de Londrina e da Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura (SECC).

Música - Além da Feira de Livros, o público também terá atrações musicais da 3ª Mostra de Música Afro-Brasileira, que apresenta o espetáculo Azul Celeste (dia 22), cujo objetivo é resgatar obras de 15 compositores locais afro-brasileiros. No último dia da Feira, dia 24, serão as apresentações das Escolas de Samba e artistas convidados.

Vagner Nogueira ressalta a importância de poder sediar a Mostra no Museu, e afirma que esse é o único salão no Paraná que tem essa temática. Segundo ele, o evento é fundamental para divulgar para as comunidades interna e externa a existência de organizações que promovem a igualdade racial em Londrina.

As atividades são realizadas nos horários normais de funcionamento do Museu. O setor funciona terça-feira a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. E aos sábados das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17h, e aos domingos, das 13h30 às 17 horas. Sempre às segundas-feiras o Museu permanece fechado. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Além dos eventos sediados no Museu, outras atividades referentes ao Dia da Consciência Negra serão promovidas pelo IMBECAB em outras localidades de Londrina ao longo do mês. O catálogo que traz a programação completa pode ser consultado no Portal da Prefeitura de Londrina - VEJA.

17h30 UEL é parceira na realização do 5º Congresso Paranaense de Saúde Coletiva
  14h32 Seminário virtual divulga resultados de pesquisas sobre qualidade da carne bovina
  14h07 Abertas inscrições do Programa Centelha da Fundação Araucária
  13h08 14/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)