Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
14/11/2019  

Alunos do curso de Medicina alertam sobre câncer de próstata

Agência UEL

Alunos do curso de Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), promovem nesta quinta-feira (14) e dia 27 deste mês, no Aeroporto de Londrina - Governador José Richa, Campanha do Novembro Azul, cujo objetivo é alertar os homens sobre o câncer de próstata. A ideia é levar os homens a realizar exames e aderir ao acompanhamento para o cuidado da própria saúde. 

No dia 14, a ação será realizada das 9 às 11h30 e é direcionada aos profissionais da Infraero e passageiros que estão em circulação pelo Aeroporto. Segundo a organização da ação, a expectativa é que os alunos atendam cerca de 100 pessoas. A ação é resultado da parceria firmada entre a International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA), UEL, INFRAERO e a Empresa Tata Consultancy Services.

Já dia 27, último dia da iniciativa, a programação traz palestra, das 9 às 11 horas, para os funcionários e prestadores de serviço da empresa Tata Consultancy Services, com esclarecimentos sobre o câncer de próstata, riscos e a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Segundo Jessé Trink Salvador, um dos organizadores e aluno do 2º ano, a abordagem, no Aeroporto de Londrina, dia 14, será feita por meio de panfletagem e conscientização junto ao público-alvo, mostrando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde masculina como um todo.

Os alunos participantes passaram por capacitação sobre o tema. Por isso, segundo a organização, eles estarão aptos a responder às principais dúvidas referentes ao câncer de próstata, além de orientar sobre a importância de procurar um especialista em caso de pertencimento ao grupo de risco ou aparecimento de sintomas.

De forma geral, a campanha pretende mostrar aos homens que o screaming, ou o rastreio, é fundamental para o diagnóstico precoce e para um bom prognóstico (caso haja necessidade de tratamento). Para Jessé e o grupo de alunos, ainda há barreiras a serem vencidas, pois muitos homens ainda têm medo e receio com relação aos exames e tratamento.

É a segunda vez que os alunos de medicina fazem conscientização no Aeroporto da cidade. A primeira foi durante a Campanha Outubro Rosa e registrou boa aceitação e repercussão. E agora veio o convite junto ao Colegiado de Medicina para a realização das abordagens, visando reforçar o Novembro Azul.

IFMSA - A International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA) é uma organização não governamental de estudantes de medicina, fundada na Dinamarca em 1951 e desde então, congrega associações de acadêmicos de medicina em 127 países em seis continentes.

Além disso, é uma organização suprapartidária, independente e sem fins lucrativos. A IFMSA Brazil é uma representante da IFMSA no país. Todo o seu trabalho é voluntário e realizado por estudantes de medicina. A IFMSA Brazil foi fundada em 1991, na cidade de Londrina, Paraná, com o nome de IFLMS International Federation of Londrina Medical Students, tornando-se a primeira federação latino-americana ligada à federação mundial.

Câncer - O câncer de próstata (CaP) é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, sendo ultrapassado apenas pelo câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as estimativas apontam cerca de 66 novos casos a cada 100 mil homens anualmente, sendo a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Além disso, ainda de acordo com essa instituição, a frequência desta doença é duas a três vezes maior nas regiões sul e sudeste, comparado com as regiões norte e nordeste.

Embora o câncer de próstata apresente uma elevada incidência, trata-se de uma doença com bom prognóstico, com altas taxas de cura quando detectada em fases iniciais. Segundo o Tratado de Oncologia, a ocorrência do CaP aumenta com a idade, atingindo quase 50% dos indivíduos com 80 anos, sendo que, estima-se que essa patologia atingiria 100% dos homens até 100 anos de idade.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL. Imagem: Divulgação/Novembro Azul).


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br