Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
13/11/2019  

Aluno da pós-graduação é premiado em evento da área de games

Agência UEL

Luiz Antonio Lima Rodrigues (terceiro da esq. para dir.) entre os classificados

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UEL em 2018, Luiz Antonio Lima Rodrigues, foi o segundo colocado no concurso de melhor dissertação do SBGAMES 2019. O SBGAMES é considerado o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, que reúne pesquisadores, estudantes e empresários, com interesse em jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, no final do mês de outubro, no Rio de Janeiro.

A dissertação Assessing the influences of Procedural Level Generation Through a Digital Math Game: An empirical Analysis, orientada pelo professor Jacques Duílio Brancher, do Departamento de Computação, do Centro de Ciências Exatas (CCE), teve como foco a automatização de um jogo educacional de Matemática. Luiz explica que este tipo de jogo tem apresentado muitos benefícios para o aprendizado de jogadores, mas, por outro lado, envolvem um grande esforço humano e custo monetário para ser desenvolvido.

Por isso, o pesquisador buscou automatizar a criação das partes do jogo, sem ter fases programadas, ou seja, elas foram geradas conforme a pessoa jogava, além do nível de conhecimento apresentado - o diferencial da pesquisa. "O estudo trouxe um jogo educacional que incentiva a prática das quatro operações básicas da Matemática e mostra que este jogo fornece experiências positivas para o aprendizado", afirma Luiz Rodrigues.

O orientador Jacques Brancher conta que é a primeira vez que recebe o prêmio como orientador de mestrado. Em 2003, quando atuou na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões (URI), do Rio Grande do Sul, orientou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que foi premiado no evento. "Depois de conseguir um aluno premiado na graduação, queria muito que um da pós-graduação também conquistasse o prêmio", afirma.

Foi o que Luiz conseguiu fazer, em um evento que alcaçou reconhecimento em nível internacional. "Isso mostra a qualidade, relevância e impacto científico do estudo, que reflete a qualidade do Programa de Mestrado em Ciência da Computação da UEL, bem como de toda a Universidade", afirma. Ele agora continua as pesquisas como doutorando do Programa de Ciência da Computação e Matemática Computacional, da Universidade de São Paulo (USP).

A lista dos premiados no SBGAMES 2019 está no site AQUI.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br