Londrina, Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020 -  Busca

13/11/2019

Debate marca 15 anos de cotas e discute desafios da educação democrática

Com o objetivo de marcar os 15 anos de cotas raciais na UEL, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e parceiros promovem no próximo dia 20 de novembro, no Anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), a partir das 8h30, o evento "15 anos de Cotas: Desafios para uma Educação mais democrática". O professor convidado Jocélio Teles dos Santos, da Universidade Federal da Bahia, participa da mesa de abertura, com palestra às 9 horas.

De acordo com a professora Marleide Perrude, do Departamento de Educação, dentro do Mês da Consciência Negra, o evento visa reunir os sujeitos institucionais para fazer um balanço da política de cotas na UEL. "É um dia dedicado ao debate e reflexões acerca dos desafios e perspectivas da política de cotas", diz a professora Marleide. Ela ressalta as participações de integrantes do Movimento Negro de Londrina e egressos de cursos de graduação.

Além do Neab, o evento tem o patrocínio da Fundação Araucária, Governo do Paraná, Sindiprol, Quizomba, e promoção da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e Prope. E apoio do GT de Combate ao Racismo, Gestão de Promoção da Igualdade Racial e Conselho de Promoção da Igualdade Racial.

15 anos - Dia 23 de julho de 2004. Essa foi a data em que a UEL por meio da Resolução nº 78/2004 do Conselho Universitário estabeleceu a reserva de vagas no concurso vestibular para candidatos oriundos de instituições públicas de ensino e para aqueles que se autodeclarassem negros. Em 26 de agosto de 2011 ocorreu a avaliação sobre o fim da proporcionalidade. Portanto, desde 2011, 20% das vagas, o total de 3.145 vagas, são reservadas para o sistema, antes este percentual dependia da quantidade de inscritos.

Já dia 17 de fevereiro deste ano, como parte do processo de avaliação do sistema de cotas, foi aprovado o sistema por mais 20 anos e ampliação de mais de 5% para negros de qualquer percurso, sendo 20% para escolas públicas, 20% para negros de escolas públicas e 5% para negros de qualquer percurso.

Segundo dados da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), hoje a UEL tem o total de 3.587 estudantes negros em todos os 53 cursos de graduação. Conforme informações da diretora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, professora Maria Nilza da Silva, do Departamento de Ciências Sociais, a UEL foi a 3ª Universidade do país a implantar o sistema de cotas, depois da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que aprovou as políticas de cotas por meio de Lei Estadual, e Universidade de Brasília (UNB).

No Paraná, a UEL foi a primeira do estado, entre as sete IEES, a implementar o sistema, sendo que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) também aprovou a implementação das cotas no mesmo ano - 2004. "A UEL foi revolucionária e teve coragem de aprovar as cotas. Foi num momento em que a administração da época atendeu ao apelo das comunidades interna e externa", diz.

17h30 UEL é parceira na realização do 5º Congresso Paranaense de Saúde Coletiva
  14h32 Seminário virtual divulga resultados de pesquisas sobre qualidade da carne bovina
  14h07 Abertas inscrições do Programa Centelha da Fundação Araucária
  13h08 14/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)