Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
12/11/2019  

Professores pioneiros são homenageados durante abertura da Semana de Educação

Agência UEL

Abertura foi marcada por homenagem aos professores do Departamento de Educação

Professores pioneiros do Departamento de Educação, do CECA, receberam homenagem nesta segunda-feira (11), durante a abertura oficial da 18ª Semana da Educação (SEDU), realizada simultaneamente ao 1º Congresso Internacional de Educação e 1º Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação. A cerimônia foi realizada no Cine Teatro Ouro Verde, com a participação do reitor em exercício da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, da secretária Municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, Pró-reitores, Diretores de Centro e de demais unidades da Universidade.

Pelo menos 20 professores receberam homenagem dos participantes do evento pelos anos dedicados à formação de docentes, junto ao Departamento de Educação da UEL. De acordo com a atual chefe de Departamento, professora Rosana Lopes, o curso de Pedagogia tem cerca de 800 alunos, oferta cinco cursos de Especialização, mantém Programa de Mestrado e Doutorado com mais de 40 projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que impacta mais de 4 mil pessoas diretamente.

Por todos estes números a 18ª Semana da Educação (SEDU) conseguiu atingir mais de mil inscritos. Este ano o tema central é "Contextos Educacionais: formação, linguagens e desafios". Do total de 480 trabalhos recebidos, 290 foram aprovados, reunindo participantes do Paraná, Goiás, São Paulo e Pernambuco. Entre os palestrantes, além de convidados de renomadas instituições do país, também participam professores e pesquisadores de Portugal, Colômbia e México.

Repercussão - O reitor em exercício da UEL destacou os fundamentos da educação como ferramenta para a transformação, enquanto investimento em uma sociedade melhor. "Uma definição apropriada para o termo seria dirigir para fora, aplicar métodos para assegurar o desenvolvimento físico e moral da pessoa", afirmou o reitor em exercício. Ele lembrou ainda que as Universidades públicas estão sendo atacadas, o que exige resistência daqueles que entendem a educação como um princípio.

A secretária de educação de Londrina afirmou que a proximidade com a UEL faz a rede municipal acentuar a qualidade de ensino que atende 45 mil estudantes em 120 escolas distribuídas na zona urbana e rural. "São tantos caminhos novos que esta Universidade tem demonstrado. Vim a esta cerimônia para dizer o quanto a UEL impacta a vida de 45 mil crianças", discursou a secretária.

Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio Janeiro (UERJ)

Conferência - O convidado para a abertura foi o professor e filósofo Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio Janeiro (UERJ), autor de mais de 20 livros e de pelo menos 70 capítulos de periódicos. Em sua palestra o professor fez um diagnóstico sobre a educação brasileira, reforçando que é necessário frisar que a escola deve ser pública, universal, gratuita e laica. "Ciência e religião são campos distintos. A escola condensa a diversidade da sociedade", afirmou.

O professor citou que o Brasil é um país de grande dimensão, ao mesmo tempo que apresenta diversas culturas, com mais de 200 dialetos. Por esta razão ele entende que a escola precisa assumir o papel da transformação. Ele se posicionou contrário ao projeto do governo federal, homeschooling ou ensino domiciliar. De acordo com os números da Associação Nacional de Educação Domiciliar, mais de 7 mil famílias brasileiras ensinaram seus filhos em casa em 2018. Em abril deste ano, o Governo encaminhou um projeto de lei ao Congresso, assegurando aos pais ou aos responsáveis a escolha do tipo de instrução que será ministrada aos filhos.

Para o professor Gaudêncio, o país necessita de uma escola de Ensino Médio com estrutura e qualidade que garanta uma formação cidadã. "Uma boa educação nos dá base para fazer ciência que o mundo tecnológico exige", frisou, ressaltando que a tecnologia apropriada por grupos econômicos acaba se confrontando contra a própria sociedade.


rodapé da notícia

  14h14 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h51 10/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br