Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
12/11/2019  

Aluna do mestrado em Bioenergia conquista prêmio na área de inovação

Agência UEL

Beatriz Fernanda Crotti (ao centro), do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, foi a única mulher do grupo (FOTO: Divulgação)

A estudante Beatriz Fernanda Crotti, do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL, foi premiada no Grand Prix, que integra a programação do 7º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel. O evento foi realizado na última semana, de 4 a 7 de novembro, em Florianópolis.

A estudante, orientada pela professora Carmen Barbosa Guedes, explica que a organização do prêmio dividiu estudantes de várias instituições em quatro grupos. A UEL teve quatro estudantes em quatro grupos e o vencedor foi o de Beatriz Crotti, engenheira ambiental, que fez graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina.

Conforme a estudante, os grupos foram desafiados a buscar soluções para problemas que afetam a cadeia produtiva. O tema do Congresso "Empreendedorismo e inovação: construindo um futuro competitivo para o biodiesel" provocou os grupos a pensar soluções. "Foi surpreendente. Não esperava ganhar. Todos se dedicaram muito", diz Beatriz. O prêmio de R$ 5 mil foi dividido pelos cinco integrantes do grupo.

Aluno da UEL, Renan Cantanti Marques, e a professora Carmen Guedes, do Departamento de Química, do CCE (FOTO: Divulgação)

Beatriz Crotti diz que seu grupo desenvolveu duas propostas. A primeira, um aplicativo para rastreabilidade de insumos (matéria prima) para produtores de biodiesel. A segunda proposta trata de assistência tecnológica para produtores de matéria prima para o biodiesel, com o objetivo de dar autonomia energética aos produtores. O patrocínio do Grand Prix é do Senai.

A professora Carmen Barbosa Guedes, do Departamento de Química, do CCE, afirma que outros três estudantes do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia também participaram do Grand Prix. Ela afirma que a dedicação dos estudantes, de forma geral, para pesquisar a inovação ainda é muito incipiente e que falta curiosidade. "O país tem de se desenvolver e precisa da inovação, de desenvolver pesquisas para patentes", destaca a professora, que comenta que estudantes da UEL apresentaram trabalhos científicos durante o 7º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel.


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br