Londrina, Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019 -  Busca

12/11/2019

Aluna do mestrado em Bioenergia conquista prêmio na área de inovação

Beatriz Fernanda Crotti (ao centro), do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, foi a única mulher do grupo (FOTO: Divulgação)

A estudante Beatriz Fernanda Crotti, do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL, foi premiada no Grand Prix, que integra a programação do 7º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel. O evento foi realizado na última semana, de 4 a 7 de novembro, em Florianópolis.

A estudante, orientada pela professora Carmen Barbosa Guedes, explica que a organização do prêmio dividiu estudantes de várias instituições em quatro grupos. A UEL teve quatro estudantes em quatro grupos e o vencedor foi o de Beatriz Crotti, engenheira ambiental, que fez graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina.

Conforme a estudante, os grupos foram desafiados a buscar soluções para problemas que afetam a cadeia produtiva. O tema do Congresso "Empreendedorismo e inovação: construindo um futuro competitivo para o biodiesel" provocou os grupos a pensar soluções. "Foi surpreendente. Não esperava ganhar. Todos se dedicaram muito", diz Beatriz. O prêmio de R$ 5 mil foi dividido pelos cinco integrantes do grupo.

Aluno da UEL, Renan Cantanti Marques, e a professora Carmen Guedes, do Departamento de Química, do CCE (FOTO: Divulgação)

Beatriz Crotti diz que seu grupo desenvolveu duas propostas. A primeira, um aplicativo para rastreabilidade de insumos (matéria prima) para produtores de biodiesel. A segunda proposta trata de assistência tecnológica para produtores de matéria prima para o biodiesel, com o objetivo de dar autonomia energética aos produtores. O patrocínio do Grand Prix é do Senai.

A professora Carmen Barbosa Guedes, do Departamento de Química, do CCE, afirma que outros três estudantes do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia também participaram do Grand Prix. Ela afirma que a dedicação dos estudantes, de forma geral, para pesquisar a inovação ainda é muito incipiente e que falta curiosidade. "O país tem de se desenvolver e precisa da inovação, de desenvolver pesquisas para patentes", destaca a professora, que comenta que estudantes da UEL apresentaram trabalhos científicos durante o 7º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel.

10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  15h31 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais
  16h38 Museu Histórico inaugura exposição sobre memória indígena neste sábado
  16h35 UEL FM abre série especial sobre projetos desenvolvidos na Universidade
  15h38 Professora do CCH lança Bodas de Café e faz homenagem ao Proteu
  17h16 Inscrições para programa de mobilidade nacional terminam dia 16
  11h14 UEL conquista quatro destaques no 32º Prêmio de Ciência e Tecnologia da SETI
  09h17 Teatro Ouro Verde recebe apresentações da Escola Municipal de Dança
  08h11 Última edição da Feirinha da Cidadania é nesta quinta-feira (5), na Reitoria

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404