Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

12/11/2019

UEL participa da 6ª Semana de Transparência e Controle Social de Londrina

"Cidadania plena, controle social e os conselhos de políticas públicas" é o tema da VI Semana de Transparência e Controle Social de Londrina, que ocorre de 25 a 29 de novembro. A programação inicia na OAB, no dia 25, às 19 horas, com palestra da promotora Suzana Lacerda. O professor Elve Cenci, do Departamento de Filosofia da UEL, participa de debate no dia 27, no mesmo horário, sobre o tema "Direitos civis e cidadania plena" e "Exercício do Direito ao Controle Social".

O evento termina no dia 29 com o Prêmio Boas Práticas em Conselhos Municipais de Londrina. As inscrições estão abertas até quarta-feira (13) no endereço Prêmio. Segundo o professor Sidnei Nascimento, do Departamento de Economia, membro do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, o evento é importante para que Londrina mantenha o título de cidade mais transparente do país, de acordo com a Escala Brasil Transparente (EBT), desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). "A transparência nas contas públicas é fundamental para a sociedade ter informações e poder cobrar a lisura da administração pública", define o professor.

Premiação - Podem participar do Prêmio Boas Práticas os projetos desenvolvidos por conselhos municipais com atuação em Londrina. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas pelos conselhos municipais com atuação em Londrina, com foco em controle social, participação da comunidade, transparência, eficiência e promoção da cidadania.

O julgamento do prêmio será em duas etapas. Na primeira, entre os dias 14 e 19 de novembro, uma comissão formada por membros do Observatório de Gestão Pública fará a seleção de sete finalistas, que serão anunciados no dia 19 de novembro no site e nas redes sociais do Observatório. A segunda etapa será realizada em solenidade pública durante a Semana de Transparência, no dia 29 de novembro. Na ocasião, cada finalista terá dez minutos para apresentar as iniciativas aos jurados. Os cinco projetos melhores avaliados serão premiados com troféus e certificados.