Londrina, Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019 -  Busca

11/11/2019

Atividades do CEFE reforçam prevenção ao afogamento de crianças

(FOTO: Arquivo/COM)

Prevenir o afogamento. Este é objetivo das atividades que serão realizadas no Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), da UEL, durante esta semana. As ações, sempre às 10 horas, serão na piscina interna do CEFE, a partir desta terça-feira (12), e segue até quinta-feira (14).

O professor Ernani Xavier Filho, do Departamento de Educação Física, o Piraju, afirma que as ações são voltadas para crianças de 7 a 12 anos. Elas são de três escolas municipais da rede pública de ensino. Ele explica que como novembro antecede o mês das férias de final do ano letivo, é preciso reforçar a prevenção para evitar o afogamento. "Por isso, cabe alertar sobre os perigos do afogamento, os riscos de fazer atividades sem supervisão de adultos", comenta o professor.

Piraju lembra que o afogamento é muito rápido e que três minutos sem oxigenação são suficientes para causar danos irreversíveis ao cérebro. "Além disso, o afogamento é ?democrático?, já que pode afetar de crianças e adulto de todos as classes sociais", afirma. Por causa dos meses quentes, as pessoas procuram mais piscinas, lagos e rios, aumentando o risco de afogamento.

O professor realiza as atividades na perspectiva do ensino e da extensão, já que envolvem estudantes da graduação e também a comunidade. Participam alunos do 3º ano do curso de Educação Física (bacharelado) e do 4º ano do curso de Educação Física (licenciatura).

As atividades no CEFE estão em consonância com a lei municipal nº 12.416, de 2016, que institui a Semana de Prevenção de Afogamentos. A lei é de maio de 2016 e inclui as ações no calendário de comemorações oficiais do município "com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de afogamentos". Pela lei, as atividades serão realizadas na segunda semana do mês de novembro de cada ano, com ênfase nas escolas públicas e privadas do município.

Programação - No Centro Esportivo da UEL, no CEFE, as atividades começam às 9h30, momento em que o professor Piraju fará uma palestra sobre os perigos do afogamento e práticas preventivas. Das 10 às 11 horas, as atividades serão dentro da piscina do complexo esportivo, com estudantes do curso de Educação Física.

Nesta terça-feira (12), participam alunos da Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura, do conjunto Três Marcos, na região Sul. Na quarta-feira (13), será a vez dos estudantes da Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza, no jardim Universidade, na região oeste. Já quinta-feira (14), último dia de atividades, participam alunos da Escola Municipal Vila Brasil, da Vila Brasil, na região central.

10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  15h31 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais
  16h38 Museu Histórico inaugura exposição sobre memória indígena neste sábado
  16h35 UEL FM abre série especial sobre projetos desenvolvidos na Universidade
  15h38 Professora do CCH lança Bodas de Café e faz homenagem ao Proteu
  17h16 Inscrições para programa de mobilidade nacional terminam dia 16
  11h14 UEL conquista quatro destaques no 32º Prêmio de Ciência e Tecnologia da SETI
  09h17 Teatro Ouro Verde recebe apresentações da Escola Municipal de Dança
  08h11 Última edição da Feirinha da Cidadania é nesta quinta-feira (5), na Reitoria

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404