Londrina, Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020 -  Busca

11/11/2019

Atividades do CEFE reforçam prevenção ao afogamento de crianças

(FOTO: Arquivo/COM)

Prevenir o afogamento. Este é objetivo das atividades que serão realizadas no Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), da UEL, durante esta semana. As ações, sempre às 10 horas, serão na piscina interna do CEFE, a partir desta terça-feira (12), e segue até quinta-feira (14).

O professor Ernani Xavier Filho, do Departamento de Educação Física, o Piraju, afirma que as ações são voltadas para crianças de 7 a 12 anos. Elas são de três escolas municipais da rede pública de ensino. Ele explica que como novembro antecede o mês das férias de final do ano letivo, é preciso reforçar a prevenção para evitar o afogamento. "Por isso, cabe alertar sobre os perigos do afogamento, os riscos de fazer atividades sem supervisão de adultos", comenta o professor.

Piraju lembra que o afogamento é muito rápido e que três minutos sem oxigenação são suficientes para causar danos irreversíveis ao cérebro. "Além disso, o afogamento é ?democrático?, já que pode afetar de crianças e adulto de todos as classes sociais", afirma. Por causa dos meses quentes, as pessoas procuram mais piscinas, lagos e rios, aumentando o risco de afogamento.

O professor realiza as atividades na perspectiva do ensino e da extensão, já que envolvem estudantes da graduação e também a comunidade. Participam alunos do 3º ano do curso de Educação Física (bacharelado) e do 4º ano do curso de Educação Física (licenciatura).

As atividades no CEFE estão em consonância com a lei municipal nº 12.416, de 2016, que institui a Semana de Prevenção de Afogamentos. A lei é de maio de 2016 e inclui as ações no calendário de comemorações oficiais do município "com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de afogamentos". Pela lei, as atividades serão realizadas na segunda semana do mês de novembro de cada ano, com ênfase nas escolas públicas e privadas do município.

Programação - No Centro Esportivo da UEL, no CEFE, as atividades começam às 9h30, momento em que o professor Piraju fará uma palestra sobre os perigos do afogamento e práticas preventivas. Das 10 às 11 horas, as atividades serão dentro da piscina do complexo esportivo, com estudantes do curso de Educação Física.

Nesta terça-feira (12), participam alunos da Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura, do conjunto Três Marcos, na região Sul. Na quarta-feira (13), será a vez dos estudantes da Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza, no jardim Universidade, na região oeste. Já quinta-feira (14), último dia de atividades, participam alunos da Escola Municipal Vila Brasil, da Vila Brasil, na região central.

17h30 UEL é parceira na realização do 5º Congresso Paranaense de Saúde Coletiva
  14h32 Seminário virtual divulga resultados de pesquisas sobre qualidade da carne bovina
  14h07 Abertas inscrições do Programa Centelha da Fundação Araucária
  13h08 14/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)