Londrina, Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019 -  Busca

11/11/2019

Casa do Pioneiro e Cequinha são usados como sets de filmagem para curta-metragem

A Casa do Pioneiro, que pertence ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), virou set de gravação, nesta segunda-feira (11), de um curta-metragem sobre imigração na América Latina. A produção é dos cineastas Rodrigo Grota e Guilherme Peraro, da Kinopus, como parte do Núcleo Dramátika de Dramaturgia Audiovisual, realizado no SESI Londrina. Outro curta será gravado também nesta terça-feira (12), no antigo Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA), conhecido como Cequinha.

Guilherme Peraro conta que no Dramátika são realizados estudos sobre cinema e teatro, com atividades práticas e teóricas. A partir da contribuição dos alunos do Núcleo, foram criados quatro roteiros, dois de cada cineasta, que serão adaptados para o cinema e o teatro. Com duração entre 10 e 15 minutos, os curtas gravados na Universidade envolvem a história de imigrantes que estão no Brasil e passam por situações de investigação e interrogatório - os temas mais recorrentes trazidos pelos alunos. Além da UEL, serão produzidos mais dois curtas no Vilão Bar e Restaurante, localizado no Centro de Londrina.

A equipe é formada por 15 pessoas, entre atores, que são também estudantes do curso de Artes Cênicas, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), e diretores de arte, iluminação e fotografia. Os cineastas, que hoje usam o Campus para produções cinematográficas, já estiveram nas salas de aula da Universidade: Grota se formou em Jornalismo e Peraro é graduado em Engenharia Civil.

Esta não é a primeira vez que eles utilizam o Campus Universitário para gravações. Em 2015, o Museu da Morfologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), e o Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA) foram set para gravação do filme "Leste Oeste", dirigido por Rodrigo Grota. "A UEL é parceira. É grande, tem espaços históricos. Tem locais bons e oferece infraestrutura", afirma Guilherme.

De acordo com Gina Issberner, responsável pelo espaço CCH Cultural, que tem como sede a Casa do Pioneiro, a equipe a procurou, mostrando interesse pelo espaço, e a autorização foi dada pela diretora do Centro, Viviane Bagio Furtoso. O CCH Cultural recebe apresentações semanalmente, com atividades na Réplica da 1ª Catedral de Londrina, corredores do Centro, entre outros. "O espaço está aberto também para a comunidade externa", reitera Gina.

Resultado - As apresentações das peças e curtas-metragens serão dias 11, 13 e 14 de dezembro, no Centro Cultural SESI/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130). A entrada é gratuita. No entanto, a capacidade do local é para 120 pessoas, por isso, Guilherme Perara avisa que é preciso reservar ingressos para as apresentações. A reserva pode ser feita pelo aplicativo - SESI Cultura Paraná.

10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  15h31 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais
  16h38 Museu Histórico inaugura exposição sobre memória indígena neste sábado
  16h35 UEL FM abre série especial sobre projetos desenvolvidos na Universidade
  15h38 Professora do CCH lança Bodas de Café e faz homenagem ao Proteu
  17h16 Inscrições para programa de mobilidade nacional terminam dia 16
  11h14 UEL conquista quatro destaques no 32º Prêmio de Ciência e Tecnologia da SETI
  09h17 Teatro Ouro Verde recebe apresentações da Escola Municipal de Dança
  08h11 Última edição da Feirinha da Cidadania é nesta quinta-feira (5), na Reitoria

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404