Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
11/11/2019  

Casa do Pioneiro e Cequinha são usados como sets de filmagem para curta-metragem

Agência UEL

A Casa do Pioneiro, que pertence ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), virou set de gravação, nesta segunda-feira (11), de um curta-metragem sobre imigração na América Latina. A produção é dos cineastas Rodrigo Grota e Guilherme Peraro, da Kinopus, como parte do Núcleo Dramátika de Dramaturgia Audiovisual, realizado no SESI Londrina. Outro curta será gravado também nesta terça-feira (12), no antigo Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA), conhecido como Cequinha. 

Guilherme Peraro conta que no Dramátika são realizados estudos sobre cinema e teatro, com atividades práticas e teóricas. A partir da contribuição dos alunos do Núcleo, foram criados quatro roteiros, dois de cada cineasta, que serão adaptados para o cinema e o teatro. Com duração entre 10 e 15 minutos, os curtas gravados na Universidade envolvem a história de imigrantes que estão no Brasil e passam por situações de investigação e interrogatório - os temas mais recorrentes trazidos pelos alunos. Além da UEL, serão produzidos mais dois curtas no Vilão Bar e Restaurante, localizado no Centro de Londrina.

A equipe é formada por 15 pessoas, entre atores, que são também estudantes do curso de Artes Cênicas, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), e diretores de arte, iluminação e fotografia. Os cineastas, que hoje usam o Campus para produções cinematográficas, já estiveram nas salas de aula da Universidade: Grota se formou em Jornalismo e Peraro é graduado em Engenharia Civil.

Esta não é a primeira vez que eles utilizam o Campus Universitário para gravações. Em 2015, o Museu da Morfologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), e o Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA) foram set para gravação do filme "Leste Oeste", dirigido por Rodrigo Grota. "A UEL é parceira. É grande, tem espaços históricos. Tem locais bons e oferece infraestrutura", afirma Guilherme.

De acordo com Gina Issberner, responsável pelo espaço CCH Cultural, que tem como sede a Casa do Pioneiro, a equipe a procurou, mostrando interesse pelo espaço, e a autorização foi dada pela diretora do Centro, Viviane Bagio Furtoso. O CCH Cultural recebe apresentações semanalmente, com atividades na Réplica da 1ª Catedral de Londrina, corredores do Centro, entre outros. "O espaço está aberto também para a comunidade externa", reitera Gina.

Resultado - As apresentações das peças e curtas-metragens serão dias 11, 13 e 14 de dezembro, no Centro Cultural SESI/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130). A entrada é gratuita. No entanto, a capacidade do local é para 120 pessoas, por isso, Guilherme Perara avisa que é preciso reservar ingressos para as apresentações. A reserva pode ser feita pelo aplicativo - SESI Cultura Paraná.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br