Londrina, Terça-Feira, 07 de Julho de 2020 -  Busca

11/11/2019

Casa do Pioneiro e Cequinha são usados como sets de filmagem para curta-metragem

A Casa do Pioneiro, que pertence ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), virou set de gravação, nesta segunda-feira (11), de um curta-metragem sobre imigração na América Latina. A produção é dos cineastas Rodrigo Grota e Guilherme Peraro, da Kinopus, como parte do Núcleo Dramátika de Dramaturgia Audiovisual, realizado no SESI Londrina. Outro curta será gravado também nesta terça-feira (12), no antigo Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA), conhecido como Cequinha.

Guilherme Peraro conta que no Dramátika são realizados estudos sobre cinema e teatro, com atividades práticas e teóricas. A partir da contribuição dos alunos do Núcleo, foram criados quatro roteiros, dois de cada cineasta, que serão adaptados para o cinema e o teatro. Com duração entre 10 e 15 minutos, os curtas gravados na Universidade envolvem a história de imigrantes que estão no Brasil e passam por situações de investigação e interrogatório - os temas mais recorrentes trazidos pelos alunos. Além da UEL, serão produzidos mais dois curtas no Vilão Bar e Restaurante, localizado no Centro de Londrina.

A equipe é formada por 15 pessoas, entre atores, que são também estudantes do curso de Artes Cênicas, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), e diretores de arte, iluminação e fotografia. Os cineastas, que hoje usam o Campus para produções cinematográficas, já estiveram nas salas de aula da Universidade: Grota se formou em Jornalismo e Peraro é graduado em Engenharia Civil.

Esta não é a primeira vez que eles utilizam o Campus Universitário para gravações. Em 2015, o Museu da Morfologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), e o Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA) foram set para gravação do filme "Leste Oeste", dirigido por Rodrigo Grota. "A UEL é parceira. É grande, tem espaços históricos. Tem locais bons e oferece infraestrutura", afirma Guilherme.

De acordo com Gina Issberner, responsável pelo espaço CCH Cultural, que tem como sede a Casa do Pioneiro, a equipe a procurou, mostrando interesse pelo espaço, e a autorização foi dada pela diretora do Centro, Viviane Bagio Furtoso. O CCH Cultural recebe apresentações semanalmente, com atividades na Réplica da 1ª Catedral de Londrina, corredores do Centro, entre outros. "O espaço está aberto também para a comunidade externa", reitera Gina.

Resultado - As apresentações das peças e curtas-metragens serão dias 11, 13 e 14 de dezembro, no Centro Cultural SESI/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130). A entrada é gratuita. No entanto, a capacidade do local é para 120 pessoas, por isso, Guilherme Perara avisa que é preciso reservar ingressos para as apresentações. A reserva pode ser feita pelo aplicativo - SESI Cultura Paraná.

13h30 06/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h05 Sai 1ª convocação extraordinária do Vestibular 2020. Lista tem sete nomes
  11h42 Professores e alunos debatem o futuro das artes diante da pandemia de COVID-19
  10h54 Edição 2020 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas