Agência UEL de Notícias
    Londrina, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
08/11/2019  

Professores participam de Colóquio Internacional sobre racismo na educação superior

Agência UEL

A professora Maria Nilza da Silva, do Departamento de Ciências Sociais, e o professor Wagner Roberto do Amaral, do Departamento de Serviço Social, e integrante da Comissão Universidade Para os Índios (CUIA), participaram do 6º Coloquio Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina: Las múltiples formas del racismo y la discriminación racial.

O Colóquio foi realizado na Argentina, de 6 a 8 de novembro, na Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Teve como objetivo conhecer estudos e trocar reflexões sobre as diversas formas em que o racismo e a discriminação se manifestam na educação superior. De acordo com o professor Wagner do Amaral, o Colóquio analisa a conjuntura das ações de educação superior para povos indígenas e afrodescendente da América Latina.

"Foram trabalhos submetidos e aprovados por avaliadores internacionais, com foco na avaliação das experiências e combate ao racismo". Segundo ele, da CUIA foi apresentado o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica, destinado aos estudantes indígenas da UEL. O Ciclo Intercultural visa enfrentar a evasão, a retenção e o preconceito contra indígenas na UEL.

O professor apresentou resultados do Programa de Formação de docentes e estudantes, da Unesco, cujo objetivo é debater a discriminação por meio do enfrentamento ao racismo. Wagner foi o único brasileiro a integrar o programa, que ocorreu de junho a outubro deste ano. Como tutor online, ele orientou 33 pesquisadores, estudantes e técnicos de instituições nacionais e internacionais.

Ele reforça que a UEL também faz parte da Rede de Educação Superior para Povos Indígenas e Afrodescendentes, chamada de Rede ESIAL. Já a professora Maria Nilza apresentou as atividades e ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e os 15 anos das cotas da UEL.

Organização - O Colóquio, que também visa erradicação do racismo na educação superior, é organizado pela Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina.


rodapé da notícia

  16h15 26/10/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h49 23/10/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h26 22/10/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h21 21/10/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h08 20/10/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br