Londrina, Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020 -  Busca

08/11/2019

Professores participam de Colóquio Internacional sobre racismo na educação superior

A professora Maria Nilza da Silva, do Departamento de Ciências Sociais, e o professor Wagner Roberto do Amaral, do Departamento de Serviço Social, e integrante da Comissão Universidade Para os Índios (CUIA), participaram do 6º Coloquio Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina: Las múltiples formas del racismo y la discriminación racial.

O Colóquio foi realizado na Argentina, de 6 a 8 de novembro, na Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Teve como objetivo conhecer estudos e trocar reflexões sobre as diversas formas em que o racismo e a discriminação se manifestam na educação superior. De acordo com o professor Wagner do Amaral, o Colóquio analisa a conjuntura das ações de educação superior para povos indígenas e afrodescendente da América Latina.

"Foram trabalhos submetidos e aprovados por avaliadores internacionais, com foco na avaliação das experiências e combate ao racismo". Segundo ele, da CUIA foi apresentado o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica, destinado aos estudantes indígenas da UEL. O Ciclo Intercultural visa enfrentar a evasão, a retenção e o preconceito contra indígenas na UEL.

O professor apresentou resultados do Programa de Formação de docentes e estudantes, da Unesco, cujo objetivo é debater a discriminação por meio do enfrentamento ao racismo. Wagner foi o único brasileiro a integrar o programa, que ocorreu de junho a outubro deste ano. Como tutor online, ele orientou 33 pesquisadores, estudantes e técnicos de instituições nacionais e internacionais.

Ele reforça que a UEL também faz parte da Rede de Educação Superior para Povos Indígenas e Afrodescendentes, chamada de Rede ESIAL. Já a professora Maria Nilza apresentou as atividades e ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e os 15 anos das cotas da UEL.

Organização - O Colóquio, que também visa erradicação do racismo na educação superior, é organizado pela Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina.

16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  12h05 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
  15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil