Londrina, Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020 -  Busca

08/11/2019

Professora da UEL usa jogos que estimulam raciocínio lógico e criatividade

Anderson Soares Simões, do 3º ano de Educação Física, e Gisele Franco de Lima Santos, do Departamento de Estudos do Movimento Humano - CEFE

Usar jogos de tabuleiros antigos para estimular o processo de ensino e de aprendizagem na formação de futuros professores de Educação Física. A iniciativa é da professora Gisele Franco de Lima Santos, do Departamento de Estudos do Movimento Humano, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), que trabalha com seis diferentes jogos na disciplina "Jogo, Educação Física e Educação", do 3º ano.

Conforme a professora, são usados jogos de tabuleiro com origem antiga, antes mesmo de Cristo, como Real de UR (4.000 a.C), Senet (4.000 a.C.), Mancala (2.000 a.C) e Yoté (1.000 a.C). Dois outros jogos são datados da Idade Média, por volta dos anos 1400, como Fanorama e Gamão. Segundo ela, esses jogos têm origem africana e asiática.

Ela lembra que os jogos são, geralmente, associados à não seriedade, mas que eram concebidos para nobres e adultos. A professora cita o caso do Senet em que faraós, do Egito Antigo, aprendiam as regras porque acreditavam que, segundo ela, quando morressem teriam de disputar partida com o deus Rá, para fazer a passagem. "Por isso, os jogos não eram coisa de criança, mas de adultos e nobres", afirma a professora. Ela defendeu a tese "O processo de civilização do jogo", em 2012, para o doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília.

A professora estimula que os graduandos de Educação Física possam adaptar o jogo para ser disputado na quadra e as peças dos tabuleiros serem os próprios estudantes. Além disso, a produção do tabuleiro pode, também, ser realizado pelos grupos que pesquisam material para a confecção do jogo. Para ela não basta apenas transmitir a regra. É preciso estimular o conhecimento que o jogo desperta. Confira o áudio.

Além da sala de aula, a professora Gisele Santos também usa jogos - não só de tabuleiros - no projeto de extensão "ABC do jogo presencial e virtual: jogo e motricidade para diferentes faixas etárias", que vai até novembro de 2021. Ela explica que o "ABC do jogo" atua em três frentes. A primeira é a produção de vídeos didáticos para disponibilização na plataforma Youtube. O canal tem mais de 18 mil inscritos. VEJA.

Conforme a professora, a segunda frente do projeto de extensão é a participação em grandes eventos em que grupos de estudantes da UEL e colaboradores participam levando os jogos, inclusive de tabuleiros. A terceira frente do projeto são oficinas específicas de jogos de tabuleiros. Gisele Santos afirma que está em contato com professores do curso de Engenharia Elétrica para desenvolver ações de extensão em conjunto, que visem o raciocínio lógico matemático.

A professora Gisele Santos tem dois livros publicados sobre a temática. São livros editados pela Editora da UEL (EDUEL): "Jogo e Civilização: História, Cultura e Educação", de 2015 e "Jogos Tradicionais e a Educação Física", publicado em 2012. Este último foi finalista na categoria Livro Didático/Paradidático do 55º Prêmio Jabuti (2013).

TCC - Os jogos de tabuleiros chamaram tanto a atenção do estudante Anderson Soares Simões, do 3º ano de Educação Física, que ele vai desenvolver o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) a partir dessa temática. A origem africana dos tabuleiros é um dos fatores que ele considera importante. Anderson diz que os jogos de tabuleiro resgatam a interação entre os jogadores. Confira o áudio:

Anderson Simões produz os tabuleiros em madeira e outros materiais. Ele já confeccionou peças em peroba rosa e cedro, material conseguido em restos de construção, incluindo a marcenaria da própria Universidade. A proposta é comercializar as peças para difundir a cultura dos jogos. Ele diz que pesquisa informações para incluir em um manual para que as instruções sejam suficientes para o jogador entender o funcionamento do jogo.

16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  12h05 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
  15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil