Londrina, Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019 -  Busca

07/11/2019

Pesquisadores debatem ações de Comitê de Ética em pesquisa envolvendo seres humanos

Representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão ligado à Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde, do Governo Federal, estiveram esta semana na UEL para um encontro com professores que integram o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP). A reunião foi realizada no Laboratório Escola de Pós-graduação (LABESC), no Campus da UEL, uma iniciativa do órgão federal, que desenvolve projeto de qualificação junto aos Comitês de Ética para padronizar as ações administrativas e fortalecer as análises e discussões no interior das Instituições de Pesquisa.

Pelo menos dois representantes do Conep, pesquisadores Gianina do Espírito Santo e Jorge Lincolins Pereira Soares, reuniram-se com os 28 professores que integram o CEP da UEL. Os representantes também fizeram uma visita ao Gabinete da Reitoria, onde foram recebidos pelo reitor, Sérgio Carvalho e pelo vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa.

De acordo com a professora Adriana Lourenço Soares Russo, do Escritório de Apoio ao Pesquisador da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) e vice coordenadora do CEP envolvendo serem humanos, no início de dezembro será realizado um encontro de grande porte para discutir as ações do Comitê. O evento ?Treinamento e atualização de membros do comitê de ética e pesquisa envolvendo seres humanos de Londrina e região? será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, no Anfiteatro Cyro Grossi, e deverá contar com a participação do médico Jorge Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  15h31 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais
  16h38 Museu Histórico inaugura exposição sobre memória indígena neste sábado
  16h35 UEL FM abre série especial sobre projetos desenvolvidos na Universidade
  15h38 Professora do CCH lança Bodas de Café e faz homenagem ao Proteu
  17h16 Inscrições para programa de mobilidade nacional terminam dia 16
  11h14 UEL conquista quatro destaques no 32º Prêmio de Ciência e Tecnologia da SETI
  09h17 Teatro Ouro Verde recebe apresentações da Escola Municipal de Dança
  08h11 Última edição da Feirinha da Cidadania é nesta quinta-feira (5), na Reitoria

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404