Londrina, Domingo, 19 de Setembro de 2021 -  Busca

07/11/2019

UEL participa de Seminário sobre direitos da criança, idoso e pessoa com deficiência

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho (à direita) esteve na solenidade de abertura do Seminário Interativo

Autoridades, educadores, pesquisadores e convidados participaram nesta quinta-feira (7) da abertura do 1º Seminário Interativo Paraná Consciente, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Londrina, iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A UEL foi representada na abertura do evento pelo reitor, Sérgio Carvalho. O Seminário reúne promotores, juízes, delegados, representantes de secretarias de estado, conselheiros tutelares e do idoso para uma discussão sobre formas de combate à violência.

Segundo o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), deputado Cobra Repórter, a iniciativa prevê a união de diversas forças para prevenir crimes contra essa parcela da população. Segundo o parlamentar, entre as ferramentas que deverão ser utilizadas estão a realização de palestras em escolas, divulgação da iniciativa via mídias sociais e a distribuição de cartilhas. Ele destacou que o enfoque maior é prevenir os crimes contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

A programação destaca palestras com várias autoridades, representando a Polícia Civil, Promotoria Pública e representantes de entidades civis que atuam na área da prevenção da criminalidade. Na parte da tarde está prevista a participação de dois pesquisadores da UEL. O professor aposentado do Departamento de Psicologia Social e Institucional, João Batista Martins, do Centro de Ciências Biológicas, que fala sobre o tema Soluções para Violência Contra Criança e Idoso. Ainda na programação da tarde, a professora Vera Suguihiro, do Departamento de Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), será a responsável por uma palestra enfocando alternativas para combater a violência contra a criança.

Repercussão - A delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) de Londrina, Lívia Pini, confirmou que os números refletem um aumento da violência contra o menor, ao mesmo tempo em que há maior conscientização sobre o problema, além das ferramentas para notificação de casos do gênero.

Em 2015, quando foi criado o Nucria, Londrina registrou 200 casos de violência contra a criança. No ano passado foram notificados 400 casos novos, ou seja, uma evolução de 100% em três anos. Atualmente, de acordo com a delegada, existem 1.310 casos em andamento. Somente este ano já foram notificados 380 novos casos.

Já a Promotora de saúde, direitos humanos, habitação e urbanismo, Suzana de Lacerda, com larga experiência na Vara Maria da Penha, afirmou que é preciso que a sociedade dê condições para que crianças e idosos reconheçam a violência e saibam denunciar. Ter dimensão exata do que representa carinho e violência.

"É preciso que as pessoas saibam reconhecer, resistir e relatar. Isto é fundamental para sairmos dessa situação", ponderou a promotora, acrescentando que é necessário que o estado se atente para a necessidade de investimento em recursos humanos e infraestrutura. Um exemplo são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em Londrina, que dispõe de apenas dois médicos psiquiatras para prestar atendimento à população. "Uma criança que sofre violência tem uma cicatriz que pode evoluir para uma doença mental. Por isso a necessidade de acompanhamento", defendeu a promotora.

16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)