Londrina, Sábado, 14 de Dezembro de 2019 -  Busca

06/11/2019

Conselho aprova resolução que institui Liberdade de Cátedra nas atividades acadêmicas

Reunião do Conselho Universitário foi realizado na última sexta-feira (1º)

O Conselho Universitário da UEL aprovou, na última sexta-feira (1º), a Resolução CU Nº 081/2019 que institui a Liberdade de Cátedra e o livre exercício das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, amparada em instrumentos legais como a Constituição Federal, o Estatuto da Universidade, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros. O documento foi aprovado após estudo detalhado realizado por uma comissão formada por professores com larga experiência acadêmica.

"A reafirmação da Liberdade de Cátedra é de extrema importância neste momento em que o processo de ensino aprendizagem está sobre forte questionamento", resumiu o reitor da UEL, Sérgio Carvalho. Segundo ele, a discussão da resolução partiu da administração e foi estudada detalhadamente por uma comissão formada por importantes pessoas com histórico de atuação e defesa do ensino como o ex-reitor Jorge Bounassar Filho (do Centro de Tecnologia e Urbanismo) e os professores aposentados Nelson Fujita e Luiz Carlos Bruschi (respectivamente do Centro de Ciências Exatas e Centro de Ciências da Saúde).

Ambos tiveram vasta experiência no Ensino Superior, tendo participado de várias instâncias acadêmicas, como Chefia de Departamento, Diretoria de Centro e assentos nos Conselhos Superiores. Também participou da comissão o ex-secretário estadual de saúde do Paraná, Gilberto Martin, que foi líder estudantil e atualmente é diretor da associação Alumni-UEL, que congrega ex-alunos da Universidade.

De acordo com o reitor, o trabalho da comissão foi sóbrio e de extrema qualidade. Segundo o texto final, a livre expressão do pensamento no exercício do ensino, pesquisa e extensão e em qualquer atividade relacionada à cátedra, é princípio fundamental e constitutivo da Universidade. Ainda de acordo com a Resolução, fica vedado na UEL o cerceamento da expressão do pensamento mediante violência, ofensa, ameaça ou qualquer outra forma de constrangimento.

Veja AQUI a íntegra da Resolução aprovada pelo Conselho Universitário.

17h18 Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil
  15h52 Quando se trata de solo, sempre há solução
  15h07 Sociedade civil discute projeto de Hub de Inovação da UEL
  16h34 Curso Pré-Vestibular da UEL abre inscrições no dia 8 de janeiro
  14h42 HU moderniza compras e consegue economia de RS 3 milhões em 2019
  08h02 Coletânea aborda propostas pedagógicas para formação de professores
  16h50 Novo projeto do Atletismo Londrina deverá envolver Rede Municipal de Ensino
  15h39 Índice Geral de Cursos coloca UEL entre as 21 melhores Universidades Públicas
  10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  14h22 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404