Londrina, Sábado, 11 de Julho de 2020 -  Busca

06/11/2019

Conselho aprova resolução que institui Liberdade de Cátedra nas atividades acadêmicas

Reunião do Conselho Universitário foi realizado na última sexta-feira (1º)

O Conselho Universitário da UEL aprovou, na última sexta-feira (1º), a Resolução CU Nº 081/2019 que institui a Liberdade de Cátedra e o livre exercício das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, amparada em instrumentos legais como a Constituição Federal, o Estatuto da Universidade, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros. O documento foi aprovado após estudo detalhado realizado por uma comissão formada por professores com larga experiência acadêmica.

"A reafirmação da Liberdade de Cátedra é de extrema importância neste momento em que o processo de ensino aprendizagem está sobre forte questionamento", resumiu o reitor da UEL, Sérgio Carvalho. Segundo ele, a discussão da resolução partiu da administração e foi estudada detalhadamente por uma comissão formada por importantes pessoas com histórico de atuação e defesa do ensino como o ex-reitor Jorge Bounassar Filho (do Centro de Tecnologia e Urbanismo) e os professores aposentados Nelson Fujita e Luiz Carlos Bruschi (respectivamente do Centro de Ciências Exatas e Centro de Ciências da Saúde).

Ambos tiveram vasta experiência no Ensino Superior, tendo participado de várias instâncias acadêmicas, como Chefia de Departamento, Diretoria de Centro e assentos nos Conselhos Superiores. Também participou da comissão o ex-secretário estadual de saúde do Paraná, Gilberto Martin, que foi líder estudantil e atualmente é diretor da associação Alumni-UEL, que congrega ex-alunos da Universidade.

De acordo com o reitor, o trabalho da comissão foi sóbrio e de extrema qualidade. Segundo o texto final, a livre expressão do pensamento no exercício do ensino, pesquisa e extensão e em qualquer atividade relacionada à cátedra, é princípio fundamental e constitutivo da Universidade. Ainda de acordo com a Resolução, fica vedado na UEL o cerceamento da expressão do pensamento mediante violência, ofensa, ameaça ou qualquer outra forma de constrangimento.

Veja AQUI a íntegra da Resolução aprovada pelo Conselho Universitário.

17h50 UEL FM apresenta neste sábado (11) especial com sabor caipira
  16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)