Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
06/11/2019  

Conselho aprova resolução que institui Liberdade de Cátedra nas atividades acadêmicas

Agência UEL

Reunião do Conselho Universitário foi realizado na última sexta-feira (1º)

O Conselho Universitário da UEL aprovou, na última sexta-feira (1º), a Resolução CU Nº 081/2019 que institui a Liberdade de Cátedra e o livre exercício das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, amparada em instrumentos legais como a Constituição Federal, o Estatuto da Universidade, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros. O documento foi aprovado após estudo detalhado realizado por uma comissão formada por professores com larga experiência acadêmica.

"A reafirmação da Liberdade de Cátedra é de extrema importância neste momento em que o processo de ensino aprendizagem está sobre forte questionamento", resumiu o reitor da UEL, Sérgio Carvalho. Segundo ele, a discussão da resolução partiu da administração e foi estudada detalhadamente por uma comissão formada por importantes pessoas com histórico de atuação e defesa do ensino como o ex-reitor Jorge Bounassar Filho (do Centro de Tecnologia e Urbanismo) e os professores aposentados Nelson Fujita e Luiz Carlos Bruschi (respectivamente do Centro de Ciências Exatas e Centro de Ciências da Saúde).

Ambos tiveram vasta experiência no Ensino Superior, tendo participado de várias instâncias acadêmicas, como Chefia de Departamento, Diretoria de Centro e assentos nos Conselhos Superiores. Também participou da comissão o ex-secretário estadual de saúde do Paraná, Gilberto Martin, que foi líder estudantil e atualmente é diretor da associação Alumni-UEL, que congrega ex-alunos da Universidade.

De acordo com o reitor, o trabalho da comissão foi sóbrio e de extrema qualidade. Segundo o texto final, a livre expressão do pensamento no exercício do ensino, pesquisa e extensão e em qualquer atividade relacionada à cátedra, é princípio fundamental e constitutivo da Universidade. Ainda de acordo com a Resolução, fica vedado na UEL o cerceamento da expressão do pensamento mediante violência, ofensa, ameaça ou qualquer outra forma de constrangimento.

Veja AQUI a íntegra da Resolução aprovada pelo Conselho Universitário.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br