Londrina, Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020 -  Busca

06/11/2019

Programas intensificam formação de estudantes de licenciaturas

Fábio Beneli, estudante de Física-Licenciatura, foi bolsista do PIBID e está na Residência Pedagógica (FOTO: Arquivo pessoal).

"Foi possível compreender a rotina escolar, o domínio da turma, perceber a real importância do planejamento de ensino, da formação continuada para a transmissão de conteúdos eruditos às crianças, que eu conhecia apenas por meio da literatura. Houve um avanço significativo na minha escrita, leitura e oratória por participar e apresentar trabalhos em eventos". A avaliação é da estudante Ingrid David dos Santos, bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no Centro de Educação Infantil da UEL, no Campus. Ela é estudante do 3º ano de Pedagogia da Universidade.

Ingrid aponta ainda duas outras vantagens por participar dos PIBID. "A dedicação total à graduação, o que me proporcionou aprofundar a relação teoria e prática, anterior aos estágios obrigatórios. E, também, a participação em eventos e na publicação de trabalhos".

O estudante Fábio Beneli, do 5° ano do curso de Física-Licenciatura, foi bolsista do PIBID nos colégios estaduais Vicente Rijo e Hugo Simas. "A principal vantagem ao meu ver, é poder entender realmente como a profissão funciona. Ver todos os prós e contras do ramo e avaliar se realmente é o que você gosta de fazer".

A estudante Ingrid David dos Santos, à esquerda, no CEI da UEL (FOTO: Arquivo pessoal)

Beneli integra, atualmente, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e compara as duas propostas. "A residência me proporcionou a habilidade de falar em público facilmente, conseguir expor minhas ideias de forma bem mais clara e me deu confiança para criar meu próprio estilo didático de ensino", afirma o estudante. "A RP me permitiu ver de perto o funcionamento das escolas. Há questões ruins, mas há muitas questões boas. Existem diversos programas ativos nos colégios que frequentei que visam a inclusão e o preparo profissional dos alunos".

Encontros - Ingrid dos Santos e Fábio Beneli estão entre os cerca de 600 participantes que integram o PIBID e o Programa de Residência Pedagógica, ambos voltados para as 16 licenciaturas da UEL, que devem se reunir no 8º Encontro do PIBID/UEL e 1º Encontro da Residência Pedagógica/UEL. O evento será realizado neste sábado (9). A programação será realizada, das 8 às 12 horas, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde e, das 14 às 18 horas, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

A palestra de abertura será ministrada pela professora Marta Sueli de Faria Sforni, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ela vai falar sobre a "Aprendizagem conceitual e desenvolvimento dos estudantes: o papel do ensino". O coordenador do PIBID, professor Marcelo Alves de Carvalho, do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE), afirma que o evento é um momento de socializar os resultados dos programas. Confira o áudio.

O PIBID é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e desenvolvido, na UEL, desde 2009. Segundo o professor Marcelo de Carvalho, são quase 290 bolsas de iniciação à docência para estudantes de licenciaturas. Participam, também, 36 professores da educação básica que supervisionam os estudantes nas escolas. "O programa incentiva a formação de professores em nível superior para a educação básica e contribui para a valorização do magistério", afirma Marcelo de Carvalho.

O Programa de Residência Pedagógica é uma iniciativa nova, também instituída pela CAPES. O programa foi lançado em 2018. Na UEL, é coordenado pelo professor Vladimir Moreira, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, do Centro de Letras e Ciência Humanas (CCH). Conforme Moreira, a finalidade da residência é apoiar a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. "Na prática, a proposta induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando, que já esteja na segunda metade do curso, em escolas de educação básica", explica o professor. A residência contempla 312 estudantes da UEL.

15h54 Departamento de Matemática promove série de palestras para professores e alunos
  13h19 15/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  09h44 Professores do CCH comentam obras literárias do Vestibular via podcast
  09h22 Roda de conversa virtual trata da produção de conhecimento em tempos de crise