Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
04/11/2019  

Interação marca atividades de alunos da UEL com grupo alemão

Agência UEL

Grupo participa de várias atividades relacionadas à imigração alemã em Londrina, Cambé e Rolândia

"Acho ótima a interação com os estudantes brasileiros, principalmente, para a troca de informações sobre conceitos [científicos e acadêmicos] que temos na Alemanha e os conceitos que há no Brasil. Estamos vendo as similaridades e as diferenças". A declaração é da estudante Katharina Köhler, da Universidade de Koblenz-Landau, da Alemanha, do 7º período de Ciências Culturais.

"Já conhecia essa mistura que é o Brasil. Estava interessada em pesquisar a influência alemã na região sul [do Brasil]", afirma Katharina, que morou em Jequié (BA), entre 2012 e 2013. A estudante está em Londrina, desde o dia 1º, onde fica até o dia 9, com um grupo de estudantes e professores alemães. Eles participam de várias atividades relacionadas à imigração alemã em Londrina, Cambé e Rolândia. A vinda do grupo foi viabilizada a partir de um convênio de cooperação técnica entre a UEL e a Universidade de Klobenz-Landau, assinado em 2018.

A professora Raquel Kritsch, do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), titular do convênio pela UEL, explica que de hoje até quarta-feira, o grupo participa de dois momentos. Pela manhã, o simpósio estudantil e, à tarde, a escola de verão. O Simpósio de estudantes terá a apresentação de 20 trabalhos, que abordam temas como políticas e culturas da memória. "São sessões conjuntas com alunos nossos, trocando informações com o grupo alemão", ressalta a professora.

A escola de verão conta com professores titulados da UEL com temas variados, como conceitos de memória e de rememoração; aspectos culturais da memória e silenciamento; história oficial e não oficial do norte do Paraná, com foco em Rolândia. Nos dias 7 e 8 (quinta e sexta-feira), estão agendadas várias atividades na Fazenda Bimini, em Rolândia. No sábado, dia 9, pela manhã, haverá uma avaliação com a delegação, que embarca para a Alemanha, no período da tarde.

A professora Raquel Kritsch destaca o papel do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) na organização das atividades para a delegação alemã, em virtude do seu caráter historiográfico. "O professor Marco Antonio Soares abriu os arquivos do núcleo para os alemães realizarem suas pesquisas e isso é fundamental", afirma Raquel.

A estudante de mestrado Sueli Aparecida Lopes, do programa de Pós-Graduação em Sociologia do CCH, afirma que o intercâmbio com o grupo alemão é uma oportunidade importante para debater temas como história e memória, focando na imigração alemã na região norte do estado. ?Não podemos esquecer as nossas referências?, afirma a estudante que tem acompanhado o conteúdo das atividades em inglês. Para ela, é um desafio participar das aulas em língua estrangeira. "Há acomodação no meio acadêmico brasileiro com conteúdo voltado para nossa língua. E a língua estrangeira não pode ser um impedimento".


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br