Londrina, Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020 -  Busca

29/10/2019

Cine Com-Tour/UEL é circuito alternativo de cinema em Londrina e região

Entrada do Cine Com-Tour/UEL, localizado no Shopping Com-Tour, na Avenida Tiradentes, 1.241

Com quase 15 anos ininterruptos de atividades, o Cine Com-Tour/UEL se firma como referência regional na difusão de cultura, arte e cinema. O espaço é reduto de cinéfilos e apreciadores da sétima arte, apresentando uma programação semanal, sustentada na exibição de películas reconhecidas em festivais internacionais como o de Cannes, Veneza, Berlim e Gramado. Só este ano foram exibidos 34 filmes, fortalecendo o espaço como circuito alternativo de cinema.

Com capacidade para até 500 pessoas, as produções exibidas são dos mais variados lugares como Irã, Iraque, Líbano, Coreia, sem mencionar filmes da França, Itália e Reino Unido. A cada semana é decidida a produção a ser exibida, conforme a disponibilidade das distribuidoras. A proposta é sempre trazer novidades e produções que colaborem para ampliar o repertório de um público exigente e apaixonado por arte, fotografia e iluminação.

O chefe da Divisão de Cinema e Vídeo, da Casa de Cultura da UEL, Carlos Eduardo Lourenço Jorge, afirma que as produções buscam provocar reflexões junto ao público. "Não é apenas uma forma de diversão, mas incentivar um diálogo com ideias e visões diferentes, oferecendo olhares novos para temas iguais", diz. Ele reforça que o contato do público com filmes de diferentes nacionalidades colabora com a "descentralização da visão de mundo".

O Cine-Com-Tour/UEL raramente participa de estreias nacionais, porque é uma sala única. "As distribuidoras são simpáticas à alternatividade da programação", afirma o chefe da Divisão.

Sala tem capacidade para receber 500 pessoas

Funcionamento - O Cine Com-Tour/UEL funciona com sessões de quinta-feira a sábado, às 16 horas e 19h30; de segunda-feira a quarta-feira tem sessão apenas às 19h30. Não há exibições aos domingos. Os ingressos custam R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Sempre às quintas-feiras, dia de estreia, todos pagam meia. O estacionamento é isento para quem vai ao Cine Com-Tour/UEL, basta pedir o selo de validação na bilheteria. Vale ressaltar que escolas e grupos podem entrar em contato para o planejamento de sessões extras pelo telefone da Casa de Cultura (43) 3323-8562.

História - As exibições de filmes são realizadas pela UEL desde 1978, quando o Cine Teatro Universitário Ouro Verde foi incorporado pela Universidade. Porém, elas apenas encontram a sua casa definitiva em 2005, com o convênio da UEL e o Shopping Com-Tour. Desde 2017, o cinema conta com um projetor doado pelo casal Atsushi Yoshii e Kimiko Yoshii. Agora com tecnologia Blu-ray, o setor conseguiu exibir filmes novos, já que as distribuidoras não trabalham mais com formato 35 mm do antigo projetor.

Serviço - O Cine Com-Tour/UEL fica na Avenida Tiradentes, 1.241, Parque Alvorada, Shopping Com-Tour em Londrina (PR).

(Com informações da Casa de Cultura).

16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  12h05 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
  15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil