Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

28/10/2019

HV reajusta serviços e procedimentos a partir de 1º de novembro

Diretora do HV, professora Regina Mitsuka Breganó, com alunas do curso de Medicina Verterinária, em rotina de atendimento

A partir do próximo dia 1º de novembro os procedimentos do Hospital Veterinário (HV) da UEL serão reajustados em média 21%, segundo resolução aprovada pelo Conselho de Administração (CA), este mês. O reajuste considerou que o hospital estava desde 2012 sem praticamente reajustar os serviços, diante de uma inflação acumulada de cerca de 50% no mesmo período.

Mesmo com o repasse, os serviços deverão continuar acessíveis à população, segundo a diretora do HV, professora Regina Mitsuka Breganó. Ela explica que os valores cobrados são preços públicos, não impeditivos a ponto de os usuários relegarem os cuidados com seus animais. Uma consulta pelo novo valor custará R$ 75,00 durante o dia; R$ 120,00 nos plantões noturnos e finais de semana; exames de sangue (hemograma), R$ 15,00; Raio X, R$ 88,00; Ultrassom R$ 60,00 e diária de internamento no valor de R$ 35,00. Todos esses valores se referem ao atendimento de animais de companhia (cães e gatos).

"Entendemos que passaremos a trabalhar com uma tabela de preços razoáveis, com possibilidade dos usuários parcelarem os serviços", afirma a professora. Ela esclarece que o HV atende 24 horas, todos os dias do ano, sendo que durante a noite e finais de semana são atendidos apenas os casos de urgência/emergência. O HV é um centro de referência no atendimento a animais, em várias especialidades, como cardiologia, oftalmologia, neurologia, ortopedia, reprodução, entre outros e disponibiliza exames laboratoriais e de imagem, tanto para os animais atendidos no HV quanto para pedidos externos. Ela esclarece ainda que o reajuste é necessário para manter as atividades do hospital, que concede vários tipos de isenções, beneficiando sobretudo a população carente da região.

Números - Ao mesmo tempo que o volume de atendimento tem aumentado, o HV sofre com a falta de reposição de pessoal, tanto professores como servidores técnico-administrativos. Entre janeiro e meados de outubro de 2019 o HV da UEL atendeu 6.251 animais de pequeno e grande portes, realizando 13.458 consultas, que resultaram em 55.300 exames e 7.330 diárias de internamento. Foram realizadas ainda 1.470 cirurgias e mais de 38 mil procedimentos como curativos, colocação de talas, retiradas de espinhos e tratamento de feridas.

Por todos estes números, a unidade se mantém como o maior Hospital Escola do Paraná, único com atendimento 24 horas, ligado à uma Instituição pública em todo o país. O HV também é campo de aprendizagem do curso de graduação em Medicina Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), considerado entre os mais bem avaliados do país. Existe ainda o programa de Residência em Medicina Veterinária, que abre 34 vagas/ano, para formação em pós-graduação - Lato sensu. O curso mantém ainda dois programas de Pós-graduação, entre eles o de Ciência Animal, avaliado com nota 6 pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do MEC, um dos mais produtivos nesta área.