Agência UEL de Notícias
    Londrina, Terça-Feira, 05 de Julho de 2022 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
24/10/2019  

Mais de 650 estudantes bolsistas participam do 28º Encontro de Iniciação Científica

Agência UEL

Apresentações do EAIC reuniram professores e alunos da UEL e instituições de Londrina e região

Mais de 650 estudantes bolsistas de Iniciação Científica Júnior da UEL, UEM, Unifil e Unopar participaram nesta quinta-feira (24) do 28º Encontro de Iniciação Científica (EAIC) realizado no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), dentro da programação oficial do 1º Encontro Integrado da UEL. Os participantes apresentaram trabalhos em oito áreas específicas - Humanas, Saúde, Agrárias, Biológicas, Sociais Aplicadas, Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes e Engenharias.

Segundo a coordenadora geral do 28º EAIC, professora Adriana Lourenço Soares Russo, do Escritório de Apoio ao Pesquisador da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), a participação dos bolsistas é obrigatória e garante um ótimo treinamento para o futuro pesquisador. As apresentações focam as pesquisas desenvolvidas durante o ano, demonstrando resultados e perspectivas. O trabalho é analisado por pesquisadores do CNPq, que participam do evento.

Os estudantes Gustavo Henrique Della Colleta e Ana Flávia Ganaza, do curso de Farmácia da UEL, estão entre os bolsistas que apresentaram neste EAIC. Os dois dividem a bancada de um laboratório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), trabalhando com Leishmaniose, doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania. Gustavo se apresentou pela primeira vez e afirma que a pesquisa representa uma atividade bastante interessante, embora o Brasil não ofereça a devida segurança e infraestrutura para os pesquisadores. "É importante frisar que dedicamos muito tempo a este trabalho", comenta.

Já Ana Flávia trabalha como IC Júnior há três anos e está decidida a ser pesquisadora, mesmo com as incertezas que marcam os órgãos de fomento da área e os pagamentos de estudantes-bolsistas. O sonho dela é concluir a graduação e quem sabe dar continuidade aos estudos em um grande centro de pesquisa da saúde no Brasil ou no exterior. "Independente disso não pretendo parar", contou ela.

O 1º Encontro Integrado (1º EI-UEL) pretende divulgar atividades, projetos e programas acadêmicos de Ensino, Pesquisa e Extensão, fortalecendo a indissociabilidade do tripé acadêmico na formação dos futuros profissionais. O Encontro prossegue até sexta-feira (25) com programação diversificada sob coordenação das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD); Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).


rodapé da notícia

  13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br