Londrina, Domingo, 19 de Janeiro de 2020 -  Busca

23/10/2019

Edital Programa Sinapse da Inovação seleciona sete projetos da UEL

A UEL teve sete projetos homologados no Programa Sinapse da Inovação Paraná, da Fundação Araucária. Ao todo, foram selecionados 100 projetos inovadores no estado, que receberão até R$ 40 mil em auxílio, além de capacitação e suporte para o desenvolvimento dos negócios. O resultado foi divulgado na última terça-feira (15), durante a abertura da Semana Paraná Inovador, realizada em Curitiba, e pode ser conferido no site Sinapse.

Das propostas selecionadas, o total de três são empresas instaladas na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (INTUEL), da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC), e outras quatro de pesquisadores que atuam nas áreas de biotecnologia, química e materiais, saúde e tecnologia.

Os 100 projetos escolhidos são oriundos de 20 municípios paranaenses, sendo 29 de Curitiba, 23 de Londrina e outros nove de Maringá. Dos proponentes contemplados, 43 estão vinculados a oito instituições de ensino públicas e privadas do estado como estudantes, professores ou pesquisadores. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a instituição com maior número de aprovações, totalizando 16 projetos.

Selecionados - As três startups incubadas homologadas foram a ALLga, a Gral Bioativos e a QReative. A ALLga é uma empresa de base tecnológica que atua na área agronômica com foco em biotecnologia. São sócios da empresa o agrônomo Helder Rodrigues da Silva e o professor Cássio Egídio Cavenaghi Prete, do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Já a Gral trabalha com biotecnologia, especializada na produção de nanopartículas de prata, antimicrobiano produzido com tecnologia verde. Integram o quadro de sócios da startup os professores Gerson Nakazato, Renata Kobayashi e Luciano Panagio, do Departamento de Microbiologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Audrey Lonni, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do CCS. Também fazem parte da empresa a advogada Giovanna Okino, a biomédica Marcelly Chue e a bióloga Anna Campos.

Por sua vez, a QReative é uma empresa voltada à transformação digital, cujo objetivo é oferecer maior agilidade e controle no gerenciamento pessoal e empresarial utilizando documentos fiscais eletrônicos para automação dos processos. A startup é formada pelos sócios Flávio Henrique de Oliveira, Emmanuel Galo e Jandira Guenka Palma, professora do Departamento de Ciência da Computação, do Centro de Ciências Exatas (CCE).

Entre os demais classificados da UEL estão a professora Aneli de Melo Barbosa Dekker, do Departamento de Química, com o projeto "Beta Glucan Bot: ampliação de escala e regularização", a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Nicole Schwantes Cezario, que apresentou o projeto "Autocicatrização de Materiais Cimentícios com Adição de Bactérias" e o professor Juliano Tadeu Vilela de Resende, do Departamento de Agronomia, do CCA, que aprovou a proposta "Biossíntese de Acil-açúcares: mediadores de resistência a pragas". E os professores Cesar Augusto Tischer e Paula Cristina de Sousa Faria Tischer, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Exatas (CCE), juntamente com a pesquisadora Sabrina Alves de Oliveira, com o projeto "Produção de biocurativo a base de celulose bacteriana".

Edital - O Programa Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo, que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Fundação Araucária, operado pela Fundação Certi e apoiado pelo Sebrae e Sistema Fiep, a primeira edição paranaense programa recebeu a inscrição de 1851 propostas inovadoras. O programa teve três fases e selecionou apenas 100 projetos na etapa final.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Araucária).

15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas
  16h09 Colação de grau da UEL entrega ao mercado 20 novos profissionais
  10h26 Semana da Difusão da Cultura recebe inscrições
  10h44 Pesquisa une matemática e agronomia no combate à ferrugem asiática
  10h04 Abertas inscrições para 45 cursos de especialização
  10h32 Laboratório de Línguas divulga calendário de inscrições e cursos ofertados
  15h23 Pré-matrícula de convocados no Vestibular é obrigatória
  14h32 Ambulatório de Fisioterapia oferece atendimento gratuito à comunidade
  09h48 Curso Especial Pré-Vestibular registra 91 aprovados na UEL

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil