Londrina, Domingo, 12 de Julho de 2020 -  Busca

23/10/2019

Edital Programa Sinapse da Inovação seleciona sete projetos da UEL

A UEL teve sete projetos homologados no Programa Sinapse da Inovação Paraná, da Fundação Araucária. Ao todo, foram selecionados 100 projetos inovadores no estado, que receberão até R$ 40 mil em auxílio, além de capacitação e suporte para o desenvolvimento dos negócios. O resultado foi divulgado na última terça-feira (15), durante a abertura da Semana Paraná Inovador, realizada em Curitiba, e pode ser conferido no site Sinapse.

Das propostas selecionadas, o total de três são empresas instaladas na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (INTUEL), da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC), e outras quatro de pesquisadores que atuam nas áreas de biotecnologia, química e materiais, saúde e tecnologia.

Os 100 projetos escolhidos são oriundos de 20 municípios paranaenses, sendo 29 de Curitiba, 23 de Londrina e outros nove de Maringá. Dos proponentes contemplados, 43 estão vinculados a oito instituições de ensino públicas e privadas do estado como estudantes, professores ou pesquisadores. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a instituição com maior número de aprovações, totalizando 16 projetos.

Selecionados - As três startups incubadas homologadas foram a ALLga, a Gral Bioativos e a QReative. A ALLga é uma empresa de base tecnológica que atua na área agronômica com foco em biotecnologia. São sócios da empresa o agrônomo Helder Rodrigues da Silva e o professor Cássio Egídio Cavenaghi Prete, do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Já a Gral trabalha com biotecnologia, especializada na produção de nanopartículas de prata, antimicrobiano produzido com tecnologia verde. Integram o quadro de sócios da startup os professores Gerson Nakazato, Renata Kobayashi e Luciano Panagio, do Departamento de Microbiologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Audrey Lonni, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do CCS. Também fazem parte da empresa a advogada Giovanna Okino, a biomédica Marcelly Chue e a bióloga Anna Campos.

Por sua vez, a QReative é uma empresa voltada à transformação digital, cujo objetivo é oferecer maior agilidade e controle no gerenciamento pessoal e empresarial utilizando documentos fiscais eletrônicos para automação dos processos. A startup é formada pelos sócios Flávio Henrique de Oliveira, Emmanuel Galo e Jandira Guenka Palma, professora do Departamento de Ciência da Computação, do Centro de Ciências Exatas (CCE).

Entre os demais classificados da UEL estão a professora Aneli de Melo Barbosa Dekker, do Departamento de Química, com o projeto "Beta Glucan Bot: ampliação de escala e regularização", a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Nicole Schwantes Cezario, que apresentou o projeto "Autocicatrização de Materiais Cimentícios com Adição de Bactérias" e o professor Juliano Tadeu Vilela de Resende, do Departamento de Agronomia, do CCA, que aprovou a proposta "Biossíntese de Acil-açúcares: mediadores de resistência a pragas". E os professores Cesar Augusto Tischer e Paula Cristina de Sousa Faria Tischer, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Exatas (CCE), juntamente com a pesquisadora Sabrina Alves de Oliveira, com o projeto "Produção de biocurativo a base de celulose bacteriana".

Edital - O Programa Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo, que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Fundação Araucária, operado pela Fundação Certi e apoiado pelo Sebrae e Sistema Fiep, a primeira edição paranaense programa recebeu a inscrição de 1851 propostas inovadoras. O programa teve três fases e selecionou apenas 100 projetos na etapa final.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Araucária).

17h50 UEL FM apresenta neste sábado (11) especial com sabor caipira
  16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)