Londrina, Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -  Busca

20/10/2019

1ª Fase registra abstenção de 6,57% e prova destaca importância dos Museus

1ª fase foi tranquila, sem registro de ocorrências graves

O índice de abstenção da 1ª Fase do Vestibular 2020 da UEL foi de 6,57%, o equivalente a 1.485 candidatos ausentes, um volume inferior ao observado no ano passado quando o total de pessoas que não compareceu chegou a 7,64%. Este ano a UEL registrou 22.593 candidatos inscritos para o Vestibular 2020. A informação sobre o quantitativo de ausentes foi confirmada na tarde deste domingo (20) pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), a partir das listas assinadas pelos candidatos nas três cidades, locais em que o concurso foi realizado - Londrina, Curitiba e Cascavel. Este ano a UEL oferta 2.559 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas.

O tema central da prova, 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, foi a importância dos museus enquanto instituições sociais e educativas, espaços fundamentais para produção e difusão do conhecimento. Documento divulgado pela COPS revelou que a escolha do tema buscou mostrar aos estudantes que o conteúdo acadêmico pode ser aplicado ao cotidiano. "Cada obra, cada peça exposta pode ser compreendida a partir de pontos de vista que consideram os saberes dispostos nas disciplinas básicas", relata o documento.

Segundo a professora Sandra Garcia, coordenadora da Cops, a 1ª fase foi tranquila, registrando apenas um candidato atrasado e outros cinco que não puderam entrar nas salas de provas por falta de documentação. Todos estes casos ocorreram em Londrina. A coordenadora adiantou que os cadernos de prova desta 1ª Fase deverão ser liberados a partir das 19h30, sendo que o gabarito provisório deverá ser divulgado a partir das 20 horas, no site da COPS.

Descentralização - O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou que a descentralização do Vestibular foi bastante positiva, registrando 572 candidatos em Cascavel e outros 2.417 em Curitiba. Ele explicou que houve acordo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para que os Vestibulares fossem aplicadas em diferentes datas, com o objetivo de incentivar estudantes de cidades da região sul do estado tentarem uma vaga na UEL. "Entendemos que assim abrimos oportunidades para mais paranaenses", definiu o reitor.

Ainda segundo ele, outra grata surpresa foi a procura pelos novos cursos, Biotecnologia e Nutrição, que estão entre os mais procurados este ano, registraram concorrência de 10,5 candidato/vaga cada um. Para o reitor, esta boa procura comprovou que existia uma demanda reprimida por estas duas graduações, que passam a ser oferecidas a partir do próximo ano.

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, avalia 1ª fase

Turismo - O reitor também comentou a grande procura pelos hotéis da região, em virtude do Vestibular. Dados do Londrina Convention Bureau apontam que a rede hoteleira teve ocupação de 95% este final de semana. A estimativa é de que 7,5 mil pessoas de fora tenham se hospedado na cidade por ocasião da 1ª Fase da UEL, resultando na injeção de R$ 5 milhões na economia local. De acordo com o reitor, este é mais um dado que comprova a importância da Universidade para o município ter sido elevado à categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021). O nível A é conferido aos municípios com maior fluxo turístico.

Cronograma do Vestibular 2020

20/10 - Gabarito Provisório, após as 20 horas.

8/11 - Resultado da 1ª Fase, às 17 horas.

1º/12 - 2ª Fase: Provas de Línguas, Literatura e Redação; 02/12 - Conhecimentos Específicos; e 03/12 - Habilidades Específicas.

Resultado - 13/1/2020, ao meio dia, no site da COPS.

10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  10h07 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  16h41 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português e vira opção útil para estudantes
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância