Londrina, Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -  Busca

18/10/2019

Curso de Arquitetura e Urbanismo completa 40 anos e homenageia professores pioneiros

Alunas em atividade prática do curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia e Urbanismo, completa 40 anos. Para marcar a data histórica, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo promove nesta sexta-feira (18), às 19 horas, no Anfiteatro do CESA, solenidade de homenagem a professores pioneiros do curso. Outro destaque da noite é a palestra do professor e arquiteto Álvaro Puntoni, da Universidade de São Paulo (USP). Com o tema "Espaço sem Nome", o convidado vai falar sobre a qualidade da arquitetura contemporânea.

Ao longo dos 40 anos do curso, implantado oficialmente em 1979, mais de dois mil profissionais foram entregues ao mercado de trabalho. A primeira turma ingressou em agosto de 1979, com conclusão do curso em 1984. O professor Antônio Carlos Zani, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), destaca que o curso é de excelência, pois entrega ao mercado de trabalho profissionais de qualidade, com o mesmo nível de formação de renomadas instituições de ensino do país.

Zani conta que hoje há excelentes arquitetos formados pela UEL que trabalham em renomados escritórios nacionais e internacionais. "Temos ex-alunos trabalhando com o arquiteto inglês Norman Foster. E outros que hoje atuam na França, com o arquiteto francês Jean Nouvel", diz. Por outro lado, segundo o professor, muitos dos ex-alunos abraçam a carreira acadêmica. Hoje, eles são professores e lecionam no Brasil e exterior, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

Pós-graduação - Os programas de Pós-graduação também consolidam e, ao mesmo tempo, posicionam o curso de Arquitetura e Urbanismo entre os melhores do país. O professor aponta que os últimos 20 foram marcados pela criação do mestrado em Metodologia de Projeto, primeira pós-graduação (Stricto sensu) da área de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, aprovada pela CAPES, em 2010. É resultado de uma proposta conjunta da UEL e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Já o doutorado foi implantado em 2018.

O professor Zani destaca ainda a importância do curso para o fortalecimento do setor da Construção Civil, em Londrina e região. Sem dúvida, ao longo dos anos, o curso de Arquitetura e Urbanismo também conquistou representatividade perante os órgãos públicos e políticos. "O setor tem dois momentos na cidade, antes e depois da criação e implantação do curso", diz.

História - O curso de Arquitetura e Urbanismo foi criado pela Resolução n.º 501, de 21 de outubro de 1978, e implantado em 14 de agosto de 1979. Foi reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 331, de 26 de julho de 1984. Quem faz o curso, que é integral, recebe o grau de Arquiteto e Urbanista.

Hoje, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo tem 31 professores, entre concursados e temporários. São 300 alunos de graduação e 28 na pós-graduação. Além dos programas de mestrado e doutorado, o Departamento oferta um curso de especialização - Projeto Arquitetônico: Composição e Tecnologia do Espaço Construído.

10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  10h07 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  16h41 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português e vira opção útil para estudantes
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância