Londrina, Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021 -  Busca

18/10/2019

Universidade recebe estudantes da alemã Klobenz-Landau

Professora Raquel Kritsch, do Departamento de Ciências Sociais, do CCH

Um convênio de cooperação técnica entre as universidades Estadual de Londrina (UEL) e de Klobenz-Landau, da Alemanha, assinado em 2018, começa a dar resultados com o intercâmbio de conhecimento. A UEL vai receber um grupo de 10 pessoas, oito estudantes de mestrado e doutorado, e dois professores em novembro, entre os dias 1º e 9. Eles participam de várias atividades relacionadas à imigração alemã em Londrina, Cambé e Rolândia.

A professora Raquel Kritsch, do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), titular do convênio pela UEL, explica que o documento com a universidade alemã tem três acordos e um protocolo de intenções. Os acordos passam pelo intercâmbio de estudantes, intercâmbio de professores e cooperação científica. "Esse convênio tem duração de cinco anos", comenta a professora.

Ela ressalta que o convênio com a universidade de Klobenz-Landau vai possibilitar o envio de estudantes para a Alemanha. "Esse evento é um primeiro momento que tem como intenção ampliar os projetos de pesquisa entre o departamento de Ciências Sociais da UEL e o Instituto de Estudos Culturais de Klobenz", afirma Raquel. Ela destaca que a Universidade de Klobenz é uma instituição nova e, por isso, tem abordagem moderna em várias áreas. Confira o áudio.

Raquel explica que o grupo de alemães chega a Londrina no dia 1º de novembro e, naquele final de semana, participa de uma série de atividades organizadas pela direção do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, incluindo visitas a locais de Cambé e Rolândia. De 4 a 6 de novembro, o grupo participa, pela manhã, do simpósio estudantil e à tarde, da escola de verão.

Conforme a professora, o Simpósio de estudantes terá a apresentação de 20 pôsteres, com a participação de alunos da UEL, que se inscreveram para a atividade. Ao todo, serão cerca de 30 participantes que abordarão temas como políticas e culturas da memória. "São sessões conjuntas com alunos nossos da graduação, trocando informações com o grupo alemão", ressalta a professora

Já a escola de verão terá professores titulados da UEL com temas variados. No primeiro dia, serão abordados os conceitos de memória e de rememoração; no segundo dia, aspectos culturais da memória e o silenciamento; no terceiro dia, história oficial e não oficial do norte do Paraná, com foco em Rolândia. "Na escola de verão, teremos a participação de kaingang, guarani e também de um haitiano. Queremos estimular o olhar para a memória na visão desses segmentos". A professora diz que há muita expectativa para as atividades. Confira o áudio.

Estão agendadas várias atividades na Fazenda Bimini, em Rolândia, dias 7 e 8 de novembro. A Fazenda tem produção sustentável, ecoturismo e serve de ponto para ações de educação ambiental. Quem cuida da fazenda é Daniel Steidle, neto do alemão Hans Kirchheim, que imigrou para o Brasil, chegando em Rolândia, nos anos 1930. No sábado, dia 9, pela manhã, haverá uma avaliação com a delegação, que embarca para a Alemanha, no período da tarde.

NDPH - A professora Raquel Kritsch destaca o papel do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) na organização das atividades para a delegação alemã, em virtude do seu caráter historiográfico. "O professor Marco Antonio Soares abriu os arquivos do núcleo para os alemães realizarem suas pesquisas e isso é fundamental", afirma Raquel.

13h36 23/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h36 22/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h17 21/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h28 20/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)