Londrina, Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021 -  Busca

18/10/2019

Estudantes elaboram planejamento estratégico para academias

Alunos que participaram da atividade (FOTO)

Estudantes do 2º ano do curso de Educação Física, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), elaboraram 40 propostas de planejamento estratégico para gestão de duas academias de Londrina. Na última terça-feira (15), o melhor projeto foi escolhido, entre 10 finalistas. A atividade faz parte da disciplina Noções de Administração e Negócios I, ministrada pelo professor Luís Alberto Garcia Freitas, do Departamento de Esporte, ao longo deste ano.

Das propostas apresentadas pelas seis turmas, dos períodos matutino e noturno, a vencedora foi elaborada pelos estudantes Ana Paula Ananias, Beatriz Thihara, Lucas Sandim e Raphael Sibinel. Eles receberam exemplares da obra "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, considerada pelo professor "um clássico para o planejamento estratégico".

Entre os dez melhores projetos para a gestão de academia, com foco na implantação de um programa de melhoria da qualidade, Luiz Alberto Freitas conta que foi escolhido o que conseguiu alcançar os três objetivos propostos: retenção de clientes, melhoria do serviço e aumento de 30% do faturamento. "Foi difícil decidir, o desempate foi feito a partir dos pequenos detalhes", afirma.

O professor trabalha há 16 anos com os conceitos do empreendedorismo nos conteúdos desenvolvidos com os acadêmicos do curso. A cada ano, uma nova atividade é proposta para desenvolver criatividade, trabalho em grupo e aplicação teórica na prática. Já foram realizados, por exemplo, planos de negócios no modelo do SEBRAE, projetos de captação de recursos nos moldes do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), da Federação de Esportes de Londrina (FEL), e desenvolvimento de soluções mobile por meio da proposta de aplicativos e startups.

Para Luiz Alberto, a prática empreendedora é uma estratégia pedagógica eficiente na formação dos futuros profissionais do curso de Educação Física. Ele afirma que os resultados, ao longo dos anos, mostram que a prática pedagógica relacionada ao tema é estimulante, transformadora e ajuda a preparar os acadêmicos para os desafios profissionais que virão no futuro.

13h36 23/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h36 22/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h17 21/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h28 20/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)