Londrina, Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -  Busca

18/10/2019

Estudantes elaboram planejamento estratégico para academias

Alunos que participaram da atividade (FOTO)

Estudantes do 2º ano do curso de Educação Física, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), elaboraram 40 propostas de planejamento estratégico para gestão de duas academias de Londrina. Na última terça-feira (15), o melhor projeto foi escolhido, entre 10 finalistas. A atividade faz parte da disciplina Noções de Administração e Negócios I, ministrada pelo professor Luís Alberto Garcia Freitas, do Departamento de Esporte, ao longo deste ano.

Das propostas apresentadas pelas seis turmas, dos períodos matutino e noturno, a vencedora foi elaborada pelos estudantes Ana Paula Ananias, Beatriz Thihara, Lucas Sandim e Raphael Sibinel. Eles receberam exemplares da obra "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, considerada pelo professor "um clássico para o planejamento estratégico".

Entre os dez melhores projetos para a gestão de academia, com foco na implantação de um programa de melhoria da qualidade, Luiz Alberto Freitas conta que foi escolhido o que conseguiu alcançar os três objetivos propostos: retenção de clientes, melhoria do serviço e aumento de 30% do faturamento. "Foi difícil decidir, o desempate foi feito a partir dos pequenos detalhes", afirma.

O professor trabalha há 16 anos com os conceitos do empreendedorismo nos conteúdos desenvolvidos com os acadêmicos do curso. A cada ano, uma nova atividade é proposta para desenvolver criatividade, trabalho em grupo e aplicação teórica na prática. Já foram realizados, por exemplo, planos de negócios no modelo do SEBRAE, projetos de captação de recursos nos moldes do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), da Federação de Esportes de Londrina (FEL), e desenvolvimento de soluções mobile por meio da proposta de aplicativos e startups.

Para Luiz Alberto, a prática empreendedora é uma estratégia pedagógica eficiente na formação dos futuros profissionais do curso de Educação Física. Ele afirma que os resultados, ao longo dos anos, mostram que a prática pedagógica relacionada ao tema é estimulante, transformadora e ajuda a preparar os acadêmicos para os desafios profissionais que virão no futuro.

10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  10h07 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  16h41 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português e vira opção útil para estudantes
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância