Londrina, Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -  Busca

17/10/2019

UEL participa de lançamento do projeto Paraná Consciente

A professora Vera Suguihiro, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP) da UEL, será uma das palestrantes convidadas do 1º Seminário Interativo Paraná Consciente que será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dia 7 de novembro, a partir das 8h30. O evento integra o Projeto Paraná Consciente, que pretende alcançar alunos, professores, associação de pais, conselheiros tutelares e Universidades buscando a redução dos índices de violência, evasão escolar, desestruturação familiar e uso moderado de tecnologias.

A organização é da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), presidida pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD). Além da professora Vera Suguihiro, o evento contará com a participação de promotores, juízes, delegados, representantes de secretarias de estado, conselhos tutelares, do idoso, de psicologia, OAB, que vão falar sobre a temática violência contra crianças e idosos.

Londrina foi escolhida para sediar o Seminário em virtude do número elevado de ocorrências envolvendo a morte de crianças e idosos na região nos últimos meses. ?Se comparar o primeiro semestre do ano passado com o desse ano, aumentou em cerca de 20% os crimes contra crianças e adolescentes. A maioria é de natureza sexual. Diante desse cenário, precisamos pensar estratégias em conjunto para prevenir esse tipo de crime?, disse a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes de Londrina (Nucria), Lívia Pini, que será uma das palestrantes do evento.

Pelo menos 11 crianças morreram de forma violenta esse ano no Paraná. A maioria desses casos foi no norte do estado. De acordo com o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), mais de 500 denúncias de abuso sexual e aliciamento de crianças pela internet estão sob investigação da Polícia Civil do Estado do Paraná, sendo que a prevenção é a principal ferramenta de combate aos crimes sexuais.

10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  10h07 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  16h41 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português e vira opção útil para estudantes
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância