Londrina, Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -  Busca

17/10/2019

Epea debate educação ambiental e impacto das ações em rede

Mostra Paranaense de Educação Ambiental

As ações de educação ambiental realizadas em redes envolvem diferentes instituições para descentralizar informações sobre o impacto da ação humana no meio ambiente. Um grande ganho desse tipo de ação é chegar a todas as faixas etárias da população, em especial crianças em idade de alfabetização. O trabalho em rede é um dos enfoques abordados no 17º Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), 4º Colóquio Internacional em Educação Ambiental e 2ª Mostra Paranaense de Educação Ambiental, eventos realizados na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que terminam hoje (17).

O coordenador da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul), Fernando Guerra, afirma que o trabalho em rede dá suporte para a implantação das políticas públicas sócioambientais, em especial as de educação ambiental. "O Epea é o evento mais antigo da educação ambiental brasileira. Estamos comemorando os 20 anos da política nacional de educação ambiental no Brasil", afirma Guerra, professor aposentado da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Ele afirma que as redes são formadas por universidades, órgãos governamentais e não governamentais de atuação ambiental, professores e escolas da rede pública de ensino. A REASul, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é formada por 25 instituições e entidades. Em todo o país, a malha educação ambiental chega a 50 redes de abrangências local, regional e nacional.

Fernando Guerra complementa que as ações de educação precisam estar consolidadas no currículo da escola (pública ou privada) e, também no projeto pedagógico dos cursos de graduação das universidades. "Se a educação ambiental estiver inserida nas escolas e nas universidades, o trabalho continua acontecendo", diz. Ele considera que o trabalho de educação ambiental acabou prejudicado, nos últimos meses, por conta da extinção de canais de participação em órgãos gestores do Ministério do Meio Ambiente.

"Como a educação ambiental ficou restrita a departamentos e coordenações, no momento a nossa política nacional está sem direção. Por outro lado, nos estados e municípios, os educadores, juntamente com o poder público, têm se mantido alerta para que a nossa política de educação ambiental mantenha-se atuante", diz Fernando.

O professor refere-se ao decreto presidencial nº 9.759, de 11 de abril, que afetou órgãos colegiados em toda a administração federal. No Ministério do Meio Ambiente, somente não foram afetados o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) e o Comitê Gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC). Esses órgãos foram instituídos por lei e não podem ser modificados por decreto.

A professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Irene Carniatto, também coordenadora da Rede Paranaense de Educação Ambiental (REA-PR), afirma que o desafio na área do meio ambiente, assim como em outras políticas públicas, é consolidar as ações como política de estado.

Ela cita o trabalho da REA-PR, criada em 1992, no mesmo ano da Rio 92, evento considerado marco mundial em debates e acordos internacionais sobre diretrizes para o meio ambiente. "A rede paranaense é uma das mais antigas do Brasil. Nós temos polos nas maiores cidades do estado. Nesses polos, a gente continua mantendo essa mobilização", diz a professora Irene.

Irene ressalta o envolvimento das prefeituras e outros órgãos para levar educação ambiental para toda a população. "Em Cascavel, temos um movimento com aproximadamente 70 escolas, fazendo ações de educação ambiental, hortas escolares, trabalhando com teatro, com ações muito interessantes. A palavra é essa: mobilizar".

10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  10h07 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  16h41 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português e vira opção útil para estudantes
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância