Londrina, Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -  Busca

17/10/2019

Semana tem exposição e cursos até dia 26

A Biblioteca Central (BC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai comemorar de 21 a 26, a próxima semana, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída em 1980. Durante a semana serão realizados três cursos para a comunidade interna e o público externo, além da exposição "Biblioteca em Traços e Cores".

Segundo Neide Maria Jardinette Zaninelli, diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL, o objetivo "é difundir o livro, divulgar o papel da biblioteca e promover o acesso a manifestações artísticas e culturais". O valor da inscrição varia de R$ 15,00 a R$ 25,00. Além dos cursos, será realizada a exposição "Biblioteca em Traços e Cores", com desenhos da Biblioteca Central, produzidos pelos integrantes do Urban Sketchers.

O primeiro curso será oferecido no dia 21 de outubro, com o tema "Atendimento ao público feito de forma humanizada: gênero, diversidade e direitos humanos", com a professora Ivana Nobre Bertolazo, das 14 às 17h30. O período de inscrição já foi encerrado.

No dia 22 de outubro, das 8 ao meio dia, ocorre o curso "Diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos segundo Estilo Vancouver e APA", com a bibliotecária Natali Silvana Zwaretch. As inscrições custam R$ 25,00 e podem ser realizadas aqui, até amanhã (18) - AQUI

O curso "Obras especiais e raras em bibliotecas universitárias", com o diretor do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), Marco Antonio Neves Soares, será no dia 24 de outubro, das 8 ao meio dia, com duração de quatro horas. As inscrições a R$ 20,00 podem ser feitas aqui, até o dia 23 de outubro - AQUI.

Serviços - A BC oferece serviços para as comunidades interna e externa. A chefe da Divisão de Referência, Natali Silvana Zwaretch, elenca os serviços ofertados como normalização de trabalhos conforme normas científicas como ABNT, Vancouver e Apa; pesquisa bibliográfica conforme a demanda do estudante de graduação ou pós, referência bibliográfica, capacitação para buscas e bancos de dados, comutação bibliográfica. "Esses são os serviços principais que a biblioteca oferece", afirma Natali.

Empréstimos - Osny Francisco Terciotti, da Divisão de Circulação da BC, informa que, em 2018, foram realizados 307.519 empréstimos de obras do acervo. Em 2019, até setembro, são 175.005 empréstimos. A frequência em 2018 foi de 239.616 pessoas, com média diária de 954 pessoas. Esse número subiu para 1.470 pessoas por dia, de janeiro a setembro de 2019. Ao todo, este ano passaram pelo sistema de bibliotecas 222.960 pessoas.

O Sistema de Bibliotecas da UEL é composto por quatro unidades: a Biblioteca Central; a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde/Hospital Universitário; a Setorial de Ciências Humanas, próxima ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e a Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ).

10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  10h07 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  16h41 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português e vira opção útil para estudantes
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância