Londrina, Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -  Busca

16/10/2019

Mostra de Educação Ambiental reúne projetos da UEL e parceiros

Visitantes prestigiam a Mostra até quinta-feira (17), das 9 às 17 horas, no Calçadão, do Campus Universitário

Apresentar e divulgar projetos de educação ambiental da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e parceiros da instituição. Esse é o objetivo da 2ª Mostra Paranaense de Educação Ambiental, que foi aberta nesta quarta-feira (16) e segue até quinta-feira, dia 17, das 9 às 17 horas, no Calçadão da UEL, ao lado da Biblioteca Central (BC). O evento é integrado ao 17º Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), que foi aberto oficialmente ontem e termina quinta-feira.

O coordenador da mostra, Alexandre do Nascimento Marçal, afirma que são 20 estandes que envolvem - além de projetos da UEL - o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Ibiporã, a Unimed, a Sanepar e a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) de Londrina. "São programas que atuam na educação ambiental", ressalta Marçal.

A Sanepar e a Sema estão com ônibus nos quais expõem projetos permanentes. A Sanepar participa com o projeto "Do rio ao rio", que reproduz o processo de produção de água, da captação em mananciais ao consumo. Além disso, o projeto retrata o tratamento de esgoto e de resíduos referentes ao aterro sanitário.

Já a Sema expõe a Biblioteca Móvel Ambiental, projeto do município de Londrina que consiste em uma biblioteca itinerante, que existe de 2006. A educação ambiental é apresentada com livros, vídeos e jogos de forma lúdica. A biblioteca móvel percorre escolas e eventos municipais, voltados principalmente para estudantes da educação infantil e da educação fundamental 1.

Laboratório - As estudantes Emily Karine dos Santos Silva e Ana Carolina Fogaça de Souza, do curso de Química da UEL, do 1º ano, participam da mostra para divulgar o trabalho realizado no Laboratório de Análise de Águas, do Centro de Ciências Exatas (CCE), local em que elas fazem estágio.

Estudantes Emily Karine dos Santos Silva e Ana Carolina Fogaça de Souza, do curso de Química, divulgam atividades do Laboratório de Análise de Águas (CCE)

Segundo as estudantes, é importante divulgar o trabalho do laboratório. "Isso ajuda a disseminar o conhecimento e, assim, as pessoas conhecem o processo de análise", afirma Ana Carolina. Ela diz que o laboratório recebe pedidos de instituições da cidade para analisar a qualidade da água servida. "É um processo muito importante", diz Emily.

A 2ª Mostra Paranaense de Educação Ambiental e o 17º EPEA são realizados pela UEL, contam com patrocínio da Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), Fundo Municipal do Meio Ambiente de Londrina, Cooperativa Integrada, UNIMED Londrina e Sanepar. Contam ainda com apoio da Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (ANPEA), Rede Materiais de Educação Ambiental, Rede Paranaense de Educação Ambiental, Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental , Núcleo Regional de Educação e Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas (LABRE).

2ª Mostra Paranaense de Educação Ambiental

Data: 16 e 17 de outubro, no Calçadão da UEL, ao lado da BC - das 9 às 17 horas.

10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  10h07 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  16h41 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português e vira opção útil para estudantes
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância