Londrina, Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020 -  Busca

16/10/2019

Vestibular 2020 da UEL começa neste domingo (20) com provas em três cidades

Locais de provas serão abertos às 13h20. Prova começa às 14 horas

Mais de 22.500 candidatos de todo o país iniciam neste domingo (20) a maratona do Vestibular 2020 da UEL com aplicação da 1ª fase do concurso Conhecimentos Gerais (60 questões objetivas) sobre as disciplinas que constam da grade do Ensino Médio. Pela primeira vez, o vestibular será realizado em três cidades do Paraná - Londrina, Curitiba e Cascavel. Os portões serão abertos às 13h20, sendo que a prova começa, pontualmente, às 14 horas, com duração máxima de quatro horas. A UEL oferta 2.559 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas.

Só em Londrina serão 18 locais de provas distribuídos entre os Centros de Estudos, no Campus da UEL, Universidades e escolas locais, mais a PEL I, II e o Creslon. Curitiba terá dois locais e Cascavel, um. Ao todo serão utilizadas 694 salas de provas. Farão a prova da 1ª fase em Londrina um total de 19.604 candidatos, 572 em Cascavel e outros 2.417 em Curitiba.

No Campus da UEL as provas serão aplicadas no CCA, CCB, CECA, CESA, CCH, CEFE, CTU e CCE, atendendo 6.962 candidatos, a maior concentração de vestibulandos. Ao todo serão 237 salas distribuídas nos oito Centros. Cerca de 2,5 mil pessoas, entre fiscais e monitores, além de agentes externos deverão trabalhar no domingo para garantir aplicação da prova com toda segurança.

Os candidatos devem comparecer com 1h30 de antecedência, munidos de documento oficial com foto (válido) e Cartão de Inscrição impresso, com foto 3x4 colada no local indicado. O Cartão de Inscrição já está disponível no site da Coordenadoria de Professos Seletivos (COPS) - CONFIRA. Além dos documentos obrigatórios, os candidatos devem portar lápis grafite preto ou lapiseira, borracha e caneta esferográfica com corpo transparente e carga de cor preta ou azul-escura.

A equipe da Cops se reuniu nesta quarta-feira (16) com representantes da Polícia Militar, Companhia Municipal de Urbanização (CMTU), Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e com servidores da Prefeitura do Campus (PCU) da UEL. O objetivo foi discutir a logística de transporte e segurança na 1ª Fase do Vestibular.

No domingo o trânsito em direção ao Campus Universitário da UEL se dará pela Avenida Castelo Branco. A entrada poderá ser feita pelo Centro de Ciências Humanas (CCH), Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU) e pelo portão localizado no Jardim Columbia, nas proximidades da Agência de Inovação (AINTEC). Agentes da CMTU e o efetivo da Polícia Militar vão estar orientando o trânsito nas imediações do Campus.

Reunião entre Cops, CMTU, Polícia Militar e Transportes Coletivos Grande Londrina serviu para detalhar a logística do Vestibular

Prova - A prova de Conhecimentos Gerais é composta por 60 questões objetivas sobre Biologia, Física, Química, Sociologia, História, Filosofia, Geografia, Matemática e Artes. "O candidato deve ler e interpretar as questões para além do conhecimento do ponto de vista do conteúdo. O objetivo é, como o próprio nome diz, avaliar os conhecimentos gerais do candidato", explica a coordenadora da Coordenadoria de Professos Seletivos (COPS), Sandra Garcia.

Serão avaliadas as habilidades de leitura e interpretação dos candidatos. A diretora da Cops ressalta que é preciso perceber que a aprendizagem desenvolvida ao longo da vida acadêmica não é estanque, portanto, não fica isolada em disciplinas estudadas, pois elas perpassam o cotidiano na vida em sociedade. "A prova requer do candidato a habilidade de ler e interpretar cada questão e relacionar aos conteúdos estudados, fazendo relações entre eles", acrescenta Sandra. Além da descentralização da 1ª fase do Vestibular 2020, outra novidade é a oferta de dois novos cursos de graduação, Nutrição e Biotecnologia. Cada um dos cursos registrou a concorrência de 10,55 candidatos por vaga.

Procedência - Do total de candidatos inscritos (22.594), 14.964 são do Paraná, sendo 7.189 da cidade de Londrina. O segundo estado com mais candidatos é São Paulo, totalizando 6.531 inscritos, e outros 1.099 candidatos dos demais estados. O total de treineiros é de 1.410, estudantes que fazem o Vestibular da UEL como experiência, uma vez que não deverão concluir o Ensino Médio até a data de matrícula.

Plantão de Atendimento - Em Londrina, o Plantão de Atendimento da Cops será domingo (20), das 8h30 ao meio dia, na sede da Coordenadoria, localizada no Campus Universitário. Já em Curitiba e Cascavel, os candidatos deverão procurar, caso seja necessário, a coordenação dos locais de provas, somente a partir das 13 horas. O Plantão de Atendimento atende casos de extravios de documentos.

Cronograma do Vestibular 2020

20/10 - 1ª Fase: Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

20/10 - Gabarito Provisório, após as 20 horas.

8/11 - Resultado da 1ª Fase, às 17 horas.

1º/12 - 2ª Fase: Provas de Línguas, Literatura e Redação; 02/12 - Conhecimentos Específicos; e 03/12 - Habilidades Específicas.

Resultado - 13/1/2020, ao meio dia, no site da COPS.

10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  10h07 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  16h41 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português e vira opção útil para estudantes
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância