Londrina, Sábado, 30 de Maio de 2020 -  Busca

14/10/2019

UEL sedia 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente

O meio ambiente, seus desafios em todo o Paraná e as soluções de sucesso já aplicadas fazem parte da grade assuntos do 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente, que é realizado no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), nesta segunda-feira (14). A programação propõe debate para incentivar Conselhos Municipais e demais órgãos do setor a melhorar as políticas públicas desenvolvidas em todo o estado.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participou da abertura agora pela manhã, juntamente com o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma/Londrina), Charles dos Santos e do professor do Departamento de Direito Público da UEL, Miguel Etinger, Procurador Jurídico da UEL e membro do Consemma/Londrina, que representou a UEL na abertura do Fórum.

Segundo o professor, a importância em trazer a discussão à UEL está relacionada ao fato da Instituição ter várias pesquisas voltadas ao tema sustentabilidade. "Precisamos privilegiar a interlocução com a sociedade, captando as demandas locais e regionais, e propondo alternativas de ordem científica que possam colaborar na solução dos problemas e na proposição das políticas públicas ambientais que melhorem a qualidade do meio ambiente, e, consequentemente, de toda a população", ressaltou o professor.

A programação foi aberta com a palestra "Desafios da sustentabilidade na Agenda 2030 da ONU e o papel dos conselhos de meio ambiente", com o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, diretor da empresa Solução Consultoria, com forte atuação na área de sustentabilidade. O evento também incluiu dois talk shows, apresentando "Cases de sucesso dos Conselhos Municipais" de cidades paranaenses e a palestra "Resolução de conflito ambiental através da mediação", com o advogado e professor da área de Direito Civil e Ambiental, Luciano Tinoco Marchesini.

Para mostrar o potencial de Londrina, sede do fórum, o presidente do Conselho Municipal de Londrina, Charles dos Santos, encerra a programação com a palestra "Londrina - Capital da Natureza". Na primeira edição do fórum, o objetivo é compartilhar experiências e reunir autoridades que possam dar força às propostas retiradas do encontro.

17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h48 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes