Londrina, Terça-Feira, 07 de Julho de 2020 -  Busca

14/10/2019

Encontro paranaense de educação ambiental contabiliza cerca de 400 inscritos

O 17º Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) vai movimentar a Universidade Estadual de Londrina (UEL) de amanhã (dia 15) à quinta-feira (dia 17). O tema do evento reforça o papel da ciência no meio ambiente "Com Ciência nos 20 anos da Política Nacional de Educação Ambiental". Já estão inscritas cerca de 400 pessoas.

Juntamente do 17º EPEA ocorrem o IV Colóquio Internacional em Educação Ambiental e a II Mostra Paranaense de Educação Ambiental. Quem não fez a inscrição para os eventos, poderá realizá-la nesta terça-feira (15), durante o credenciamento dos participantes já inscritos. No entanto, a única forma de pagamento da inscrição, conforme a organização, é em dinheiro.

Segundo o professor João Zequi, coordenador geral, o evento vai chegar a 600 participantes. "Além da programação do evento com palestrantes internacionais e nacionais, teremos oficinas e minicursos", afirma o professor do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV), do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Abertura - O 17º EPEA ocorre no CCB e na solenidade de abertura, no Auditório Cyro Grossi, às 19 horas, (dia 15), haverá a palestra com o coordenador geral do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Márcio Rojas Cruz. O tema da palestra é "Estudos Ambientais do Clima na Perspectiva da Contemporaneidade: Contribuições para a Educação Ambiental".

O professor João Zequi afirma que nessa edição, "o encontro pretende refletir e dialogar sobre os rumos e alternativas para a melhoria da relação entre a sociedade e seu ambiente, na perspectiva de avaliação das políticas públicas". Para ele, o tema que orienta os debates está em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O professor enumera, dos ODS, as áreas de segurança alimentar e agricultura, saúde, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos ecossistemas, crescimento econômico inclusivo, governança e meios de implementação.

João Zequi afirma que as políticas ambientais e a educação ambiental são questões norteadoras, presentes na rede de educação - do ensino fundamental ao superior - como tema transversal. "Isso mostra a sua importância para a formação do cidadão, para que pensemos a qualidade de vida de todos". Ele lamenta que, atualmente, haja um dilema sobre o papel da educação e da ciência no desenvolvimento da sociedade em suas diversas áreas. João Zequi diz que o modelo sustentável tem de ser fortalecido. Confira o áudio.

Mostra - A II Mostra Paranaense de Educação Ambiental será realizada nos dias 16 e 17, das 9 às 17 horas, no Calçadão, ao lado da Biblioteca Central, no Campus Universitário. A Mostra reúne trabalhos científicos da universidade e de parceiros do evento com mais de 100 alunos envolvidos nas exposições com 25 estandes. "Estamos esperando cerca de 400 alunos de escolas públicas e particulares", afirma o professor João Zequi.

A realização dos eventos é da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Núcleo Regional de Educação (NRE), Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (ANPEA), Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Londrina), UNIMED Londrina - Cooperativa de Trabalho Médico, Cooperativa Agroindustrial Integrada, Fundo Estadual do Meio Ambiente do Paraná (FEMA), Fundo Municipal do Meio Ambiente de Londrina, Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas (LABRE), Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST).

Para conferir a programação, incluindo os trabalhos, clique AQUI.

11h05 Curso online voltado a professores de inglês em séries iniciais aborda translinguagem
  10h18 Projeto do CCH coleta relatos orais de quem vive a pandemia de COVID-19
  09h08 Revista do Tecpar recebe artigos para edição comemorativa de 75 anos
  13h30 06/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)