Londrina, Sábado, 30 de Maio de 2020 -  Busca

14/10/2019

Pórticos doados para UEL vão fomentar ensino e aprendizado

Solenidade contou com a presença de professores aposentados do CTU

"Fui aluno da UEL, professor e me aposentei há pouco tempo. Esse pórtico era uma necessidade do curso de Engenharia há uns 15 anos. Faltava esse equipamento para testar cargas, mostrar para o estudante como a viga de concreto se comporta na prática". A declaração é do professor aposentado da UEL, Vitor Faustino Pereira.

Faustino Pereira é sócio do, também, professor aposentado da UEL, Valdir Bernardi Zerbinati, na empresa Estrutural Engenharia, que doou dois pórticos de reação para o Laboratório de Estruturas do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). A oficialização da doação, por meio de convênio de cooperação técnica, foi realizada em cerimônia oficial, na última sexta-feira (11).

O reitor da UEL, professor Sérgio Carvalho, ressalta que a universidade foi criada por uma demanda social para servir Londrina e o Paraná. Ele ressalta o papel dos ex-professores, que também foram alunos da instituição nos anos 1970, na doação dos equipamentos. "Agradeço e enalteço o papel de vocês [empresa] e peço para que ex-alunos e ex-professores valorizem a universidade que é de todos".

Pórticos medem resistência de materiais como concreto armado e suporta cargas de até 50 toneladas

Os pórticos são estruturas de aço que servem para a realização de ensaios para medir a resistência do concreto armado, com cargas de até 50 toneladas. A pressão nas vigas é realizada até o seu rompimento. Esse processo é acompanhado por estudantes e professores, potencializando o ensino e a aprendizagem na graduação e cursos de pós da área de estruturas do CTU. Faustino Pereira diz que o preço dos pórticos, no mercado, chega a R$ 100 mil. A doação foi viabilizada em parceria com a Metalsul Estruturas Metálicas.

O professor Gerson Saragosa, chefe do Departamento de Estruturas do CTU, afirma que a doação dos equipamentos se reveste de grandeza, principalmente quando se considera a situação atual das universidades, com redução de investimentos em estrutura física e pessoal. "A parceria público-privada é importantíssima nesse contexto?, diz.

Também participaram da cerimônia o diretor do CTU, Aron Lopes Petrucci; a vice-diretora Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues; o diretor comercial da Metalsul, Carlos Ferretto. Ainda prestigiaram o evento o ex-reitor da UEL Jorge Bounassar Filho; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte), Rodrigo Zacaria; e Nilton de Oliveira Capucho, representante do Clube de Engenharia e Arquitetura (CEAL).

17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h48 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes