Londrina, Sábado, 16 de Novembro de 2019 -  Busca

11/10/2019

Teatro Ouro Verde recebe últimas apresentações do Festival de Dança

Idealizado pelo coreógrafo Henrique Rodovalho, "Estou sem Silêncio", nova criação da Quasar Cia de Dança (Goiânia-GO), estreia no circuito nacional neste sábado (12), às 20 horas, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, como parte da programação do 17º Festival de Dança de Londrina. A montagem é uma ode à mulher contemporânea concebida parte de formato e proposta inéditos na trajetória do célebre grupo goiano. A nova obra possui um elenco só de mulheres, com quatro bailarinas em cena, que adentram o universo feminino e abordam questões muito íntimas das mulheres.

Divertido e cheio de significados, o espetáculo traz de volta o humor sutil e a irreverência, uma das marcas registradas da companhia, que comemora 31 anos de criação. "Relações" é uma espécie de licença poética de algo que já construído, no caso um recorte de uma coreografia do espetáculo "Céu na Boca" (2009), em que quatro mulheres se alinharam em cena, sob luz difusa e esverdeada, e, ao som de Ray Conniff, transformaram-se em estereótipos do que seriam comportamentos femininos.

Quasar Cia de Dança (Goiânia-GO) (FOTO: Layza Vasconcelos)

O novo espetáculo, portanto, abre um parêntese, dando continuidade à cena em questão com algo novo, em que o corpo, sua imagem e, sobretudo, seus desejos vão nortear os movimentos e as coreografias da montagem. Casando o conceito de representação e problemas sociais, o grupo coloca, no palco, o universo íntimo feminino.

A montagem do espetáculo foi produzida a partir da percepção de problemas sociais como violência doméstica, machismo, feminicídio e abusos contra a mulher. Além disso, as experiências de vida das bailarinas serviram de pano de fundo para compor os movimentos, numa dança contemporânea que mescla movimentos sensíveis e atitudes de firmeza.

Espetáculo Empty Floor no Ouro Verde, domingo (13)

"Empty Floor", que em tradução literal para o português significa "Chão Vazio", decorre do desejo de explorar o universo oculto e privado das pessoas que enfrentam a doença de Alzheimer. Com esta montagem, a imPerfect Dancers Company, da Itália, pretende mostrar que, mesmo por trás da dor e constrangimento que a doença possa causar, também podem existir momentos de força e alegria. O grupo se apresenta neste domingo (13), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde, encerrando a programação do 17º Festival de Dança de Londrina.

ImPerfect Dancers Company (Itália) (FOTO: Divulgação/Festival de Dança)

A ideia da montagem começou no International Dance Gala em Stuttgart, uma festa de arrecadação de fundos para a luta contra o Alzheimer, para a qual foi criado o projeto "Istante" que, posteriormente, serviu como base da peça. Em parceria com Associação Italiana de Alzheimer em Pisa (A.I.M.A), tudo ganhou uma dimensão ainda maior e o espetáculo passou a colaborar com associações ou instituições de acolhimento aos idosos dos locais por onde passa. Por isso, no dia da apresentação, além dos bailarinos da companhia, essas pessoas também sobem ao palco, tornando-se verdadeiros artistas que mostram seus sentimentos, medos e alegrias.

Programação - Ao longo de 11 dias, a mostra oficial do 17º Festival de Dança de Londrina trouxe à cidade 14 espetáculos de dança, performance e teatro, sendo 11 nacionais e três internacionais (França, Irã/Fança e Itália), além de seis oficinas com profissionais renomados, uma masterclass e lançamento de livro, que colocam a dança em diálogo com outras artes, como o teatro, a literatura, as artes plásticas e a música.

Os ingressos estão sendo vendidos a valores populares, a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada), e, também, haverá espetáculos gratuitos. A programação completa e os ingressos estão disponíveis no site oficial Festival de Dança, pela plataforma Sympla e bilheterias, respectivamente.

Realização - Governo do Paraná e Copel apresentam o 17° Festival de Dança de Londrina. O Festival tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Apoio: Copel - Pura Energia. A realização é da APD, com apoio institucional da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e da Funcart. Conta ainda com o apoio cultural do Institut Français, Consulado Geral da França em São Paulo, Hotel Crystal, Só Dança, Rádio UEL FM e Centro Cultural SESI/AML. Incentivo: Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura. Governo do Estado do Paraná.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Festival de Dança. FOTOS: Divulgação).

17h04 Coordenadora do NEAB faz um balanço dos 15 anos de cotas raciais na UEL
  16h58 Pesquisadora da Colômbia ministra hoje palestra de encerramento da 18ª SEDU
  17h51 Cursos da área de saúde atendem população de Londrina e Cambé
  17h01 Aulas de lightpainting reforçam ensino de fotografia no curso de Jornalismo