As jovens Livian Mendes e Beatriz, no Centro Universitário Toledo (FOTO: Divulgação)
As estudantes do 3º ano do curso de Direito da UEL, Livian Mendes e Beatriz Fagonato, foram as campeãs da 2ª Competição de Julgamento Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos realizada segunda-feira e terça-feira (dias 7 e 8), na Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), em Jacarezinho. A competição reuniu estudantes da UFPR, Centro Universitário Toledo, além da UENP e UEL, totalizando seis duplas.
Além de conquistar o primeiro lugar, a estudante Livian Mendes foi considerada a segunda melhor oradora entre os participantes. A competição representou um júri simulado, em que os estudantes foram desafiados a defender uma das partes, considerando temas bastante discutidos na política nacional e internacional como direitos políticos e liberdade de expressão. A equipe da UEL foi sorteada para representar o Estado.
As duas estudantes integram o Programa de Formação Complementar em Direitos Internacionais dos Direitos Humanos e Mecanismos de Soluções de Conflitos, coordenado pela professora Márcia Teshima, do Departamento de Direito Privado, atual diretora do Escritório de Aplicação e de Assuntos Jurídicos (EAAJ) da UEL. As duas estudantes que faturaram a competição esta semana foram treinadas pelas colegas do 4º ano, Giovana Bohn e Bárbara Canesin, coordenadas pela advogada Julia Abadalla, colaboradora externa do projeto.