Londrina, Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019 -  Busca

10/10/2019

Museu de Zoologia e Ong Mae levam animais da Mata Atlântica para escolas da zona rural

(FOTO: Divulgação/Ong Mae)

O Museu de Zoologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), junto com a Ong Meio Ambiente Equilibrado (Mae), de Londrina, criaram uma exibição itinerante de animais oriundos da Mata Atlântica. Os exemplares empalhados (taxidermizados) são levados a escolas da zona rural de Londrina, com o objetivo de incentivar entre as crianças a preservação de espécies da Mata Atlântica. A ação faz parte do projeto Godoy + 1000, que tem diversas frentes de pesquisa, monitoramento, investigação de crimes ambientais e atividades para ampliar a conservação da Mata Atlântica em Londrina.

A primeira escola que recebeu a ação foi a Escola Municipal Armando Rosário Castelo, localizada no distrito de Paiquerê. Só nesta escola mais de 100 alunos visitaram a exposição, sendo que as demais visitas ocorrerão ao longo do mês de outubro. Segundo informações de integrantes da Ong Mae, é difícil encontrar os exemplares que integram a exposição. São espécies da região, gato do mato, arara, carcará, tatu, onça, entre outros animais, que estão em risco de extinção.

Museu de Zoologia - O engloba ainda a coleção de répteis, com cerca de 2.000 exemplares catalogados. Além disso, também tem coleção de insetos, esponjas e pássaros. Além das escolas, os materiais são utilizados nas aulas de graduação, para apresentar os diversos tipos de animais aos estudantes do curso de Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia.

As coleções estão no CCB e contam com espaço físico de aproximadamente 180 m², para coleção úmida (animais inteiros conservados em líquido), coleção seca (apenas o esqueleto do peixe) e para exposição de material taxidermizado (empalhados).

10h57 Professores pioneiros são homenageados durante abertura da Semana de Educação
  10h56 Projeto desenvolve técnica rápida para identificação de fraude em produtos cárneos
  09h19 Aluna do mestrado em Biotecnologia conquista prêmio na área de inovação
  08h16 UEL participa da 6ª Semana de Transparência e Controle Social de Londrina