Londrina, Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019 -  Busca

10/10/2019

Bioma tem portfólio diversificado de serviços na área de consultoria ambiental

Equipe da Bioma em ação no Parque Arthur Thomas

A Empresa Júnior Bioma - Consultoria Ambiental, do curso de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), fundada em 2003, oferta diferentes modelos de serviços para a população de Londrina e região. São serviços de plano de arborização Urbana, evento sustentável, plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS), educação e consultoria ambientais.

Segundo a equipe da Bioma, a educação ambiental, em forma de palestras e aulas práticas, é ofertada para três públicos distintos, isto é, escolas, condomínios e empresas. Entre os exemplos mais recentes está o projeto de educação ambiental desenvolvido na Fazenda Escola, durante a última edição da ExpoLondrina. Nesta ação, a equipe atendeu uma faixa etária ampla, a partir do trabalho junto a estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico.

O plano de arborização urbana é outro serviço destinado a três perfis de clientes. É ofertado para pessoas físicas, além de empresas e construtoras. Já na área de consultoria ambiental, os objetivos são auxiliar e estimular junto às empresas o respeito pela legislação ambiental, bem como os possíveis impactos causados por projetos. Só este ano, segundo a Bioma, a meta é realizar oito projetos, que resultem em faturamento no valor de R$ 10.000.

A Bioma também organiza eventos, entre eles o 13º Encontro Paranaense de Genética - Tempos Modernos e o 10º Genética nas Férias, em 2016, a 5ª Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenética, em 2017. E ainda a organização do 5º Congresso Brasileiro de Educação Sexual, no ano passado.

Também são ofertados cursos e treinamentos, com o objetivo de investir na formação profissional dos alunos. É o curso de Biologia Marinha, voltado apenas para estudantes do curso de Biologia. Outra opção é o curso de Espeleologia, realizado no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), também direcionado a estudantes do curso de Geografia.

A equipe Bioma também oferece treinamentos direcionados aos próprios integrantes, como cursos de Excel, liderança e gerenciamento de tempo, focados na formação profissional. Ainda segundo Amanda Moreira Januzzi, o empreendedorismo é outra habilidade desenvolvida na empresa júnior. "O Bioma tem como diferencial incentivar o biólogo empreendedor. É fundamental a visão empreendedora para o profissional que pretende concorrer no mercado", conta Januzzi.

Formação Profissional - A atual presidente da Bioma, Amanda Moreira Januzzi, explica que a empresa júnior tem papel importante na formação do estudante. ?Dentro da Bioma a gente consegue desenvolver habilidades ligadas ao trabalho em equipe, noções de organização e distribuição do tempo, gerenciamento de projetos, além da oportunidade de aplicar na prática os conteúdos ensinados e debatidos em sala de aula?, diz.

Seleção - Após a apresentação da Bioma, durante a Semana de Recepção aos Ingressantes, são abertas as inscrições para o processo seletivo de novos integrantes. O processo é composto por duas fases, a partir inclusive do desempenho do aluno.

Os selecionados fazem uma espécie de trainee, período em que passam por todas as diretorias, com o objetivo de aprender mais sobre a Bioma. A efetivação dos novos integrantes só ocorre no ano seguinte, com gestão anual e mandato de janeiro a dezembro.

Serviços - Os interessados em contratar serviços da equipe da Bioma podem entrar em contato pelos endereços - Bioma/Serviços. Também pelo e-mail contatobioma1@gmail.com. Mais informações também no site oficial da Empresa Júnior - Bioma.

17h44 Palestra de medalhista encerra Semana da Educação Física e do Esporte
  16h43 Casa do Pioneiro e Cequinha são usados como sets de filmagem para curta-metragem
  17h01 Atividades do CEFE reforçam prevenção ao afogamento de crianças
  17h11 Pesquisa investiga proteção jurídica da terra no Brasil