Londrina, Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020 -  Busca

09/10/2019

Projeto de Extensão utiliza banners usados na confecção de sacolas sustentáveis

Na esteira do desenvolvimento sustentável, um projeto de extensão da UEL pretende aproveitar banners utilizados em eventos para a confecção de sacolas e ecobags de alta resistência, feitos por profissionais da Economia Solidária do Distrito de Irerê. O projeto está em fase de implantação, mas já iniciou o recolhimento de doações, que podem ser feitas na Divisão de Serviços Gráficos da Coordenadoria de Comunicação, no Reciclauel, na Prefeitura do Campus Universitário e secretarias do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A iniciativa reúne a professora do Departamento de Design, Camila Doubek e a coordenadora do Reciclauel, Maria José Sartor, interessadas em dar uma destinação criativa e adequada para as lonas das centenas de banners que sobram. Segundo a professora Camila, também diretora da Divisão de Serviços Gráficos da UEL, as sacolas serão feitas com assessoria do projeto, que reunirá estudantes dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda, responsáveis pelo desenho e acabamento das peças.

De acordo com a professora, a ideia é aproveitar a logomarca da UEL para que as sacolas possam ser reutilizadas em novos eventos ou ainda serem comercializadas em feiras ou diretamente pelos artesãos da Economia Solidária. Camila explica ainda que as sacolas serão confeccionadas em equipamentos próprios, pela equipe de profissionais que integram um grupo que trabalha com confecção. As máquinas utilizadas são adequadas para fazer a costura no tecido resistente, permitindo um acabamento profissional.

Dessa forma, explica a professora, cada sacola será feita individualmente, com modelagem personalizada. Os banners que serão coletados nesta fase inicial do projeto servirão para a confecção de peças piloto. O projeto de extensão faz parte do recém-criado Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (NINTER).

14h00 06/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h02 05/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)