Londrina, Domingo, 08 de Dezembro de 2019 -  Busca

09/10/2019

Laboratório de Estrutura ganha pórticos que atestam resistência de materiais

O Laboratório de Estruturas, ligado ao Departamento de Estruturas, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), recebe nesta sexta-feira (11), às 15 horas, a doação de dois pórticos de reação. Os equipamentos de aço permitem fazer ensaios em estruturas de concreto armado em tamanho real. Cada pórtico pode receber até 50 toneladas de carga para testar a resistência de materiais até o limite máximo de rompimento.

A doação, formalizada por meio de convênio de cooperação técnica, é da empresa Estrutural Engenharia. A construção dos pórticos foi viabilizada pela própria empresa, com participação da Metasul Estruturas Metálicas. No ano passado, foram realizadas atividades em conjunto, ensaios em vigas de concreto armado no Laboratório de Estruturas. O chefe de Departamento de Estruturas, Gerson Cendes Saragosa, afirma que durante a atividade, a empresa se propôs a doar novos pórticos para a Universidade.

Segundo Gerson, o Laboratório de Estruturas já realizava vários tipos de ensaios de pesquisa e ensino, utilizando madeira, metal e concreto armado. Ele considera que estes novos pórticos vão contribuir para o curso de Engenharia Civil, além de reforçar o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Gerson ainda ressalta a importância da contribuição da comunidade externa no sentido de melhor a estrutura de ensino da Universidade. "Queremos mostrar que a UEL está aberta a este agradecimento e retribuição de pessoas da comunidade", afirma.

Parceria - A Estrutural Engenharia é formada pelos professores aposentados da UEL, Valdir Bernardi Zerbinati e Vitor Faustino Pereira, que também foram estudantes do curso de Engenharia Civil. Vitor conta que dos 14 engenheiros da empresa, 13 são formados pela Universidade. Além disso, segundo ele, anualmente, ela recebe quatro estagiários, oriundos dos cursos de graduação da UEL. "É importante que a UEL esteja bem preparada para formação do pessoal que vai atuar no mercado de trabalho", afirma.

Vitor Pereira explica que os pórticos de reação são avaliados em cerca de R$ 100 mil e, no ensaio realizado no ano passado, as vigas de concreto armado custaram em torno de R$ 7 mil. Para ele, os gastos são altos e a Universidade encontra dificuldades para conseguir o montante, por isso defende a participação de empresas para a contribuição.

17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  15h27 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população