Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

08/10/2019

TV UEL lança documentário Contestado: Memória e Esperança

Jornalistas da TV UEL, Soraia Barros e Marco Antonio Barros e o professor Nilson César Fraga durante lançamento em União da Vitória (PR)(FOTO: Marielli Barato)

A TV UEL lançou neste último final de semana o documentário "Contestado: Memória e Esperança" na cidade de União da Vitória. É o primeiro documentário produzido pela TV UEL. A produção é resultado de uma parceria com o Observatório da Região e da Guerra do Contestado. O lançamento foi na última sexta-feira (4), no Auditório da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), e promovido pelo curso de Geografia e pela APP Sindicato.

Na abertura do evento, teve apresentação musical com as crianças da Fanfarra "Lira do Contestado", banda da cidade de Matos Costa que é regida pelo maestro Robson Castilho. Durante o lançamento, a vice-diretora do campus de União da Vitória, Sandra Salete de Camargo Silva, agradeceu pela oportunidade de fazer a exibição do documentário na UNESPAR.

Assistiram ao documentário estudantes, servidores técnico-administrativos, professores da universidade e autoridades locais como o deputado estadual, Tadeu Veneri e o prefeito de Matos Costa, Raul Ribas Neto, acompanhado da primeira dama, Sonia Ribas. Também estiveram presentes, representantes da APP sindicato e o jornalista e historiador, João Batista. Caravanas com professores e diretores de escolas das cidades Fernandes Pinheiro, Bituva das Campinas, General Carneiro, Rio das Antas, Videira, Curitiba e da Comunidade das Gêmeas do Iguaçu compareceram à UNESPAR para ver o documentário.

O documentário "Contestado: Memória e Esperança" acompanha o trabalho do projeto de extensão e pesquisa da Universidade Estadual de Londrina "Vivenciar e Agir sobre Terras (In)Contestáveis" em uma viagem pelos caminhos do profeta João Maria e sua estreita ligação, com os costumes, a cultura e a resistência cabocla.

O coordenador do Observatório da Região e da Guerra do Contestado, o professor Nilson César Fraga, e os jornalistas da TV UEL, Marco Antonio Barros e Soraia Barros, agradeceram a presença do público ao lançamento. Ao final da exibição, a organização do evento serviu virado de feijão (prato típico do mundo caboclo) para o público ao som da Fanfarra Lira do Contestado. No final do mês de novembro, a TV UEL e o Observatório da Região e da Guerra do Contestado pretendem fazer o lançamento oficial do documentário na Universidade. A atividade vai marcar os 10 anos da emissora.

(Com informações da TV UEL).